Fernanda Prestes Eventos
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Dados do Trabalho


Título

INOVAÇÕES METODOLOGICAS NAS RESIDÊNCIAS MULTI E UNIPROFISSIONAL NA ATENÇÃO À URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

Justificativa (por que), Objetivos (para que), Ações (como) - 300 palavras


Os programas de Residência Multiprofissional Integrada e o de Residência em Farmácia com Ênfase em Análises Clínicas na Atenção à Urgência e Emergência já estão na quarta turma. Neste ínterim vários ajustes no PPP referentes à carga horária, exclusão/ inclusão de componentes curriculares e mudanças em ementas, programas e critérios de avaliação foram realizados. No entanto, apesar desse esforço em conjunto, observa-se a necessidade de mudanças mais profundas que agreguem maior valor a formação dos residentes. À medida que o curso GPRS foi acontecendo, cresceu nas autoras deste PA, o desejo de promover mudanças nos programas de residência por elas coordenados. Após elencarmos diversos problemas que julgávamos relevantes, aplicamos as Matrizes Decisórias I e II (Caderno do Projeto Aplicativo - GRPS, 2017), como ferramentas de apoio à tomada de decisão para a priorização dos problemas. Consideramos o valor, o interesse, a urgência e a capacidade de enfrentamento e decidimos pelo baixo grau de autonomia dos residentes para tomada de decisão nos cenários de prática e nas atividades didáticas teóricas. Entretanto, para que se alcance êxito na resolução do problema eleito, percebemos a necessidade de fomentar novas parcerias junto aos atores que compõem os programas de residências (docentes, tutores, preceptores e gestores). Este projeto tem como objetivo promover inovações nas duas residências que favoreçam a qualificação dos residentes, produzir inovações metodológicas, fomentar movimentos de mudanças entre os docentes e preceptores e reformular o sistema de avaliação. Nesse sentido propusemos as seguintes ações: Tenda do conto, Diário reflexivo, Projeto Eu, tu, ele e nós, que visa acolher, integrar e trabalhar o perfil de competências do residente do primeiro, ao último dia da residência, Viagem educacional, Grupo de Inquietação, que serão espaços de diálogo e de pactuação, entre docentes e preceptores e introdução de metodologias ativas, incentivando o uso da Espiral Construtivista.

Quais desafios você está enfrentando no desenvolvimento/ implantação do PA? - 100 palavras

O maior desafio para a implantação do PA é a construção de parcerias. Na verdade, temos timidamente iniciado movimentos de sensibilização de outros docentes, em reuniões com outros coordenadores temos compartilhado as vivencias do GPRS, lançando a semente das inovações metodológicas.

O que esses desafios significam para você, sua equipe e sua instituição? - 100 palavras

Na verdade, significam barreiras que teremos que transpor. No momento somos apenas duas docentes mobilizadas, desafiadas a promover mudanças. Mas duas só duas andorinhas, não fazem um verão...

O que você pode fazer para enfrentar esses desafios? - 100 palavras

Já começamos compartilhando nossas vivencias no GRPS.
E pretendemos o mais rápido possível fazer um grupo de inquietação para compartilhar esse PA.

Área

GPRS – Gestão de Programas de Residência em Saúde no SUS

Instituições

Universidade Estadual de Maringá - Paraná - Brasil

Autores

Eliana Valéria Patussi, Gisleine Elisa Cavalcante Silva