CONSTRUÇAO DO PERFIL DE COMPETENCIAS GERAIS PARA OS PRECEPTORES DOS PROGRAMAS DE RESIDENCIA MEDICA E MULTIPROFISSIONAL DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE DE BELO HORIZONTE, MINAS GERAIS
A discussão sobre os modelos de formação voltados para o desenvolvimento de competências tem crescido na graduação e na pós-graduação. Especificamente na pós-graduação, os programas de residência em saúde têm procurado reorganizar os seus currículosconsiderando essa perspectiva, valorizando os diferentes atores envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Entre os atores, cabe destaque aos preceptores, uma vez que, em virtude da proximidade com os residentes, exercem grande influência neste processo. O presente projeto tem como objetivo apresentar uma proposta de construção do perfil de competências gerais para os preceptores dos programas de residências médica de Medicina de Família e Comunidade e Multiprofissional da Atenção Básica/Saúde da Família, da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte. Utiliza como recursos metodológicos as contribuições do Planejamento Estratégico Situacional simplificado. Espera-se que os resultados desse projeto contribuam para a constituição de um grupo qualificado e consistente de preceptores e, consequentemente, para o fortalecimento dos programas de residência.
Dentre os desafio destaca-se a Gestão do tempo, para implementar o projeto dentro da programação da residência e na rotina dos preceptores. Outro grande desafio é a incorporação e motivação dos preceptores, residentes e gestão para execução do mesmo.
Significam que se superados, irão proporcionar a implementação de um projeto, que qualificará os programas de residência em saúde e o próprio serviço, no qual atuamos.
Mobilizar os atores sociais envolvidos, mostrando a importância do mesmo, envolvendo-os na implementação compartilhada.
GPRS – Gestão de Programas de Residência em Saúde no SUS
SMSA-PBH - Minas Gerais - Brasil
Rachel Rezende Campos, Aristides Jose Vieira Carvalho, Patrícia Guimaraens Ferreira