Fernanda Prestes Eventos
11 5081 7028 - 5084 4246 janice@fernandapresteseventos.com.br

Dados do Trabalho


Título

ELABORAÇAO DA MATRIZ DE COMPETENCIAS DO PROGRAMA DE RESIDENCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAUDE DA FAMILIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇAO LATINO-AMERICANA

Justificativa (por que), Objetivos (para que), Ações (como) - 300 palavras

A implantação da residência multidisciplinar foi um marco inicial para o desenvolvimento institucional com forte impacto na organização dos sistemas, serviços e processo de trabalho na Estratégia Saúde da Família. Destaca-se a relevância e a necessidade social deste programa de residência para a população local, de sua vizinhança e, especialmente, da tríplice fronteira.
O PRMSF da UNILA está no seu segundo ano de implantação e possui duas turmas de residentes sendo uma do primeiro ano e uma do segundo ano com o total de 24 residentes das seis profissões. No Programa foi implantado o Programa de Educação Permanente para a Preceptoria em que ocorrem reuniões mensais com os preceptores e tutores do Programa. Nas discussões ocorridas atualmente é que emergiu a fragilidade do Programa em não prever quais competências interprofissionais e específicas deveriam ser desenvolvidas pelos residentes ao final de cada ano. Há a necessidade também de estabelecer instrumentos de avaliação a partir dessas competências. Dessa forma, este trabalho tem a proposta de trabalhar a demanda que emergiu a fragilidade do Programa em não prever quais competências interprofissionais e específicas deveriam ser desenvolvidas pelos residentes ao final de cada ano. Há a necessidade também de estabelecer instrumentos de avaliação a partir dessas competências. Dessa forma, este trabalho tem a proposta de trabalhar a demanda que emergiu do próprio corpo docente-assistencial.

Objetivo geral
Elaborar a matriz de competências para a residência multiprofissional em saúde da família na região Tríplice Fronteira.

Objetivos específicos
Implantar um grupo de trabalho com preceptores, docentes e tutores para a discussão sobre o currículo baseado em competências;
Descrever as competências nos conhecimentos, habilidades e atitudes comuns para o trabalho na saúde da família e específicos para cada área profissional;

AÇÕES

a) Pactuação com o gestor local de saúde
A proposta desse projeto aplicativo foi apresentada à Diretoria de Atenção Básica e possui apoio assim da gestão local de saúde.

b) Implantação de um grupo de trabalho com o corpo docente-assistencial do PRMSF
Foi apresentada a proposta com os atores envolvidos do corpo docente-assistencial para pactuação das atividades a serem desenvolvidas.

c) Elaboração da matriz de competências interprofissionais
As ações educacionais estão sendo desenvolvidas por meio de oficinas de trabalho e também pela com a utilização Café Mundial (Wordle Cofee) com o corpo docente-assistencial do Programa. Até o momento ocorreu uma oficina. Não há um número pré-determinado de oficinas estabelecidas, pois o grupo de trabalho necessita de tempo para reflexão e síntese a partir do trabalho de construção que está sendo desenvolvido.
Nas oficinas os profissionais são divididos em 03 grupos em que cada grupo irá discutir quais competências necessárias que são comuns para o profissional de saúde residente de todas as áreas profissionais. Para tanto, cada grupo recebe um cartaz e canetas pilots. Para essas oficinas são utilizadas 03 salas de reuniões próximas.
Após a construção, forma-se uma plenária em que as competências construídas no grupo são apresentadas a todos os participantes. Esse momento de fechamento é importante, pois todos tomam ciência e contribuem com a construção que teve início em cada grupo.


d) Elaboração da matriz de competências especificas
Após o levantamento das competências interprofissionais cada tutor de núcleo irá se reunir com os preceptores do mesmo núcleo profissional para levantar as competências específicas

Quais desafios você está enfrentando no desenvolvimento/ implantação do PA? - 100 palavras

Desafios:
Agendas compatíveis para reuniões. Disponibilidade de tempo.

O que esses desafios significam para você, sua equipe e sua instituição? - 100 palavras

Oportunidade para melhorias

O que você pode fazer para enfrentar esses desafios? - 100 palavras

Pactuações com os atores. Desenvolver o planejamento estratégico situacional.

Área

GPRS – Gestão de Programas de Residência em Saúde no SUS

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA - Minas Gerais - Brasil

Autores

LUDMILA MOURÃO XAVIER GOMES, THIAGO LUIS DE ANDRADE BARBOSA