ESTRUTURAÇÃO DA GESTÃO DA RESIDÊNCIA COM FOCO NA AVALIAÇÃO
JUSTIFICATIVA
A estruturação da gestão da residência médica na Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa, faz-se necessária pois a mesma irá identificar as potencialidades e os desafios encontrados no seu programa de residência médica, pois só assim, seremos capazes de operar mudanças significativas de modo a avaliar, reestruturar e expandir o programa já existente.
OBJETO
O presente trabalho tem como objetivo a estruturação da gestão da residência existente na Santa Casa de Barra Mansa utilizando como ferramenta de avaliação de contexto a matriz SWOT na identificação de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.
OBJETIVO GERAL
Estruturar a gestão da residência médica na Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Identificar e divulgar as potencialidades e contribuições da residência para o hospital;
Transformar a residência em um projeto sustentável de forma a neutralizar ameaças;
PRINCIPAIS AÇÕES DE INTERVENÇÃO
- Promover a avaliação dos atendimentos realizados pelos residentes, sua qualidade e eficiência e apresentar os dados colhidos.
- Realizar um levantamento das demandas de ouvidoria referente às residências.
1 - Conciliar a agenda dos supervisores, Coordenadora da COREME, residente e gestão do hospital, com o objetivo de realizar uma reunião utilizando tarjetas de visualização móvel, de forma que cada participante identifique forças, fraquezas, oportunidades e ameaças existentes na residencia médica, tendo com base a Matriz SWOT.
2 - Avaliar os atendimentos realizados pelos residentes nos leitos da clínica médica feminina (leito 23 ao 28) e masculina (leito 19 ao 24) de forma a comparar os atendimentos realizados pelos residentes e pelos médicos da instituição, com o intuito de identificar os prováveis aperfeiçoamentos bem como dar visibilidade às potencialidades dos serviços prestados pelos residentes agregando maior valor à mesma. Para isso será necessário um levantamento comparativo dos atendimentos, o que pretendo realizar através do sistema operacional do hospital.
3 - Realizar um levantamento das demandas de ouvidoria referente à residência médica, com intuito de identificar possíveis melhorias e oferecer um atendimento humanizado e de qualidade.
Para nós os desafios são necessários, pois através deles iremos identificar os prováveis aperfeiçoamentos e competências para expansão, capacitação e valorização do programa de residência médica existente. Diante do exposto observo motivação de todos os profissionais envolvidos que tem se mostrado cooperativos e solícitos com o projeto aplicativo, fornecendo informação necessárias, enviando documentações, permitindo assim o livre acesso as informações e confiantes no futuro e continuidade do programa. Tal comportamento é fundamental para a implantação do PA.
Ampliar as parcerias existentes, realizar os levantamentos de dados necessários, executar o plano de intervenção contemplado no PA, atuar de forma ativa com o objetivo de me aproximar de todos os envolvidos no processo.
GPRS – Gestão de Programas de Residência em Saúde no SUS
SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE BARRA MANSA - Rio de Janeiro - Brasil
ELIESIA FIGUEREDO PAIVA