CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO INTEGRADO NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM URGÊNCIA E TRAUMA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE VILHENA
O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde na área de concentração URGÊNCIA/TRAUMA da Instituição Formadora FACULDADE DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE VILHENA e Instituição Executora PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE VILHENA, Código Sigresidências nº 6247, nos termos do Edital de Convocação nº 32/SGTESMS/SESu-MEC, de 24 de Julho de 2014, foi implantado com oferta de 12 vagas, sendo 3 em Enfermagem, 3 em Farmácia, 2 em Fisioterapia, 2 em Psicologia e 2 em Serviço Social. O atual currículo do PRMS é do tipo coleção, e se expressa por meio de uma relação fechada, conteúdos claramente delimitados e separados entre si.
O objetivo do PA foi construir o currículo integrado no Programa de Residência. Os objetivos específicos: Definir os conteúdos curriculares comuns dos núcleos profissionais que integrarão o eixo transversal; Definir os conteúdos curriculares específicos dos núcleos profissionais; Definir metodologias ativas de ensino-aprendizagem coerentes com a proposta de construção de competência profissional para comporem o método pedagógico a ser utilizado; Construir as Unidades Curriculares, Intencionalidade Educacional e Ações Educacionais que integrarão o novo currículo; Construir o Perfil do Egresso a ser formado; e Estabelecer as referências bibliográficas de suporte às Unidades Curriculares.
Foi realizado através de trabalho interdisciplinar dos tutores dos núcleos do PRMS, coordenado pelos autores, a construção da nova matriz curricular, que se espera, promova o rompimento dos limites das fronteiras estabelecidas entre as áreas profissionais, respeitada cada área onde na construção interdisciplinar estes campos de conhecimentos não se anulam, nem somem, contudo estabelecem um diálogo dialético respeitado a especificidade do estatuto epistemológico de cada área do saber.
Através de reuniões entre os tutores/preceptores do Programa, foram definidos os conteúdos curriculares comuns e específicos dos núcleos profissionais, as metodologias ativas de ensino-aprendizagem a serem utilizadas, as Unidades Curriculares, o Perfil do Egresso e as referências bibliográficas de suporte às Unidades Curriculares.
Os desafios foram as seguintes características no curso:
1. Deficiência na relação Inter profissional entre os residentes dos diferentes núcleos profissionais;
2. Fragmentação dos conteúdos transmitidos;
3. Priorização pelos residentes da necessidade de aulas teóricas em detrimento da própria autonomia na busca dos saberes;
4. Dificuldades na organização de atividades teóricas pelos tutores e preceptores e correlacionamento das mesmas com a prática em serviço, e
5. Separação de status entre preceptores responsáveis por aulas teóricas e responsáveis pelo acompanhamento das atividades práticas.
Construir ou buscar uma atitude que rompa ou saia dessa perspectiva de currículo fragmentado, do tipo coleção (BERNSTEIN, 1988) implica não somente um desejo, mas uma vontade política que vá além do discurso, redimensionando velhos paradigmas ou concepções que muitas vezes estão arraigados em nossa formação, acreditando no novo, porque na construção de uma proposta curricular não podemos negligenciar que “[...] é preciso levar em consideração que existem diferentes classes de conhecimento e que cada uma delas é reflexo de determinados propósitos, perspectivas, experiências e valores humanos” (SANTOMÉ, 1988, p.100). Esses desafios significam a oportunidade de uma mudança de paradigma.
Os autores sintetizaram o Projeto Aplicativo, as metas pré definidas e apresentaram o produto final ao Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa, com as seguintes metas:
1. Apresentar o Projeto Aplicativo ao Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa até 28.09.2017;
2. Validar o novo Currículo Integrado do PRMS junto a COREMU até 31.10.2017;
3. Protocolar a proposta de alteração do PPP, com o novo Currículo Integrado junto a CNRMS até 30.11.2017;
4. Iniciar a aplicação do novo Currículo Integrado para a IV Turma do PRMS com início de ano letivo em 01.03.2018.
GPRS – Gestão de Programas de Residência em Saúde no SUS
PREFEITURA MUNICIPAL DE VILHENA - Rondônia - Brasil
JANIO MARQUES VIEIRA DE SOUZA, MARCO AURÉLIO BLAZ VASQUES, MARCOS RIBEIRO DOS SANTOS, YARGO LEXANDRE DE FARIAS A MACHADO