QUALIFICAR OS PRECEPTORES DO PROGRAMA DE RESIDENCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAUDE
O presente projeto aplicativo justifica-se após o levantamento de macro problemas verificando-se que atualmente é incipiente a articulação com a rede SUS municipal, e dentre os principais problemas internos podemos destacar o projeto pedagógico tradicional (formato coleção) estando o mesmo desatualizado; insuficiência de preceptores capacitados nos cenários de prática, precariedade na infraestrutura dos locais que abrigam as atividades dos residentes, a carga horária inadequada das atividades práticas em relação ao perfil de competência, indefinição das atribuições específicas de cada ator envolvido na residência Multiprofissional (RM), avaliação do programa de forma inconsciente, bem como o desconhecimento do papel do preceptor, pouca valorização dos preceptores e ausência de processos de capacitação. Esses fatores citados proporcionam pouco envolvimento dos preceptores com o programa de residência multiprofissional, repercutindo na qualidade de formação do egresso e na qualidade assistencial. Os objetivos são: identificar os problemas e dificuldades existentes em relação à preceptoria no programa de residência multiprofissional para estruturar um programa de educação permanente com a finalidade de qualificar os preceptores e favorecer o desenvolvimento do programa. Para o desenvolvimento das ações serão executadas oficinas, com o propósito de conhecer os preceptores, apresentar sua importância no processo educacional e neste momento escutar sobre o grau de satisfação e necessidades dos preceptores. Após este momento organizar as informações acolhidas e programar uma Oficina de Trabalho para apresentar as sugestões dos preceptores. Organizar um programa de Educação permanente mensal para todos os atores envolvidos na residência, considerando as sugestões e disponibilidades acordadas. Avaliar semestralmente, o caminho percorrido por preceptores bem como as metas alcançadas e reavaliar a necessidade de novas pactuações
Nosso maior desafio enfrentado configura-se para a convergência de uma agenda permanente de negociação junto a gestão municipal, com a formalização do contrato de ações entre os atores envolvidos com a finalidade de integração do ensino e o serviço.
Lograr com êxito esta tarefa significará ter rompido com paradigmas, vividos durante diversas gestões, que desvalorizam o papel do preceptor ou mesmo priorizam a assistente em relação ao ensino. Transpor esta barreira terá como significado, assistir e formar com excelência
Os desafios serão enfrentados a partir do agendamento das oficinas nos locais de trabalho dos preceptores, bem como adequar as atividades durante os eventos realizados junto à gestão municipal, afim de otimizar o tempo ofertado para esta atividade. Outra ação utilizada para enfrentar este desafio está vinculada a uma negociação com a direção da coordenação do setor de educação em saúde do município de Uberlândia- MG, que terá como objetivo, sensibilizar os gestores da área que a capacitação ofertada para os profissionais tem como finalidade produzir um aumento da capacidade laboral dos profissionais e agregar novos saberes para o serviço de saúde
GPRS – Gestão de Programas de Residência em Saúde no SUS
Universidade Federal de Uberlândia - Minas Gerais - Brasil
Frank José Silveira MIranda, Eliane M Carvalho, Flander de Almeida Calixto, Jadiane Dionisio, Luiz Fernando Barbosa de Paula