Fernanda Prestes Eventos
11 5081 7028 - 5084 4246 janice@fernandapresteseventos.com.br

Dados do Trabalho


Título

INSERÇAO DO MEDICO VETERINARIO NA ATENÇAO BASICA A SAUDE: PROMOVENDO INTEGRALIDADE E INTERDISCIPLINARIDADE

Justificativa (por que), Objetivos (para que), Ações (como) - 300 palavras



Justificativa
O Programa de Residência Profissional em Medicina Veterinária (PRMV) da Universidade Federal de Lavras (COREMU-UFLA) é um Programa Uniprofissional da Área da Saúde. Composto por sete áreas de concentração e apresenta problemas que devem ser sanados e, um deles é a falta de reconhecimento do PRMV pela Instituição (IES). Isto deixou o PRMV até poucos meses atrás fora das opções ofertadas pela IES no âmbito da pós-graduação, ocasionando dificuldades operacionais para a divulgação do Programa de Residência, além de provocar desmotivação nos atores envolvidos. Outra lacuna importante que o PRMV apresenta é não ter parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), inviabilizando o acesso dos residentes aos cenários de prática próprios da Atenção Básica à Saúde. Neste sentido, o Projeto Aplicativo foi elaborado para sanar estes dois macroproblemas: O não reconhecimento da IES frente ao PRMV e falta de parceria com a SMS.

Objetivos
 Promover o trabalho multiprofissional e estimular a integração ensino-serviço por meio da inserção dos residentes Médicos Veterinários na rede municipal de saúde
 Suprir as lacunas de interdisciplinaridade e integralidade na formação dos residentes
 Integração dos residentes às equipes que atuam na esfera municipal de atenção à saúde

Ações

IES

 Apresentação do PRMV à IES ,
 Mostrar alto índice de aprovação dos egressos em processos seletivos para mestrado nas IES de maior relevância (critério: nota CAPES)
 Garantir o apoio da IES ao PRMV e inserção do mesmo nas modalidades de Pós-Graduação
 Criação de disciplinas de Saúde Coletiva (carga horária teórica e prática).

SMS

 Interlocução COREMU-UFLA com gestor atual da SMS
 Inserir o Médico Veterinário Residente nos cenários de prática da Atenção Básica à Saúde e (PSF/NASF) nas Vigilâncias Epidemiológica, Ambiental, Sanitária.
 Promover capacitação (palestras e treinamentos) aos parceiros da SMS (equipe multiprofissional e agentes comunitários)

Quais desafios você está enfrentando no desenvolvimento/ implantação do PA? - 100 palavras

O PA já está sendo executado, e os desafios mais contundentes se referiram ao diálogo COREMU-UFLA (eu sou a coordenadora), quando da apresentação do Programa de Residência como uma modalidade de Pós Graduação a IES. A compreensão das atribuições do Médico Veterinário residente nos cenários de prática da Atenção Básica à Saúde também se constituíram um desafio, de mão dupla, de quem recebe este novo ator na equipe e do próprio ator que sai de sua área de concentração (especialidade) e precisa aprender a adquirir um novo olhar, voltado para o coletivo, interagindo com a interface humana.

O que esses desafios significam para você, sua equipe e sua instituição? - 100 palavras

Tenho plena convicção que estou trabalhando para atingir uma meta viável e necessária (promover integralidade e multidisciplinaridade); a equipe está em fase de adaptação mas com uma positiva sinalização de disposição para enfrentar os desafios e a IES até o momento não interfere nas minhas decisões como gestora, oferece apoio dentro da medida do possível, e mostra receptiva a COREMU-UFLA.

O que você pode fazer para enfrentar esses desafios? - 100 palavras

Exatamente o que já estou fazendo, seguindo as propostas e delineamento do PA, avaliando as reações ante as ações implementadas e estimulando os atores envolvidos, oferecendo apoio e suporte quanto as dúvidas e demandas de cada um. Além disso, conto com o apoio da docente responsável pelas disciplinas de Saúde Pública que além de facilitadora destas disciplinas criadas, é também preceptora dos residentes no NASF.

Área

GPRS – Gestão de Programas de Residência em Saúde no SUS

Instituições

Universidade Federal de Lavras - Minas Gerais - Brasil

Autores

Rosa Maria Cabral, Gabriela Rodrigues Sampaio