OFICINAS DE APERFEIÇOAMENTO EM PRECEPTORIA NO SUS E CONTRIBUIÇAO PARA A INTEGRAÇAO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE NO MUNICIPIO DO JABOATAO DOS GUARARAPES, PE
O projeto tem como objetivo contribuir com ações que melhorem a assistência à saúde da população através da criação de instrumentos estratégicos e do aperfeiçoamento das práticas em preceptoria dos profissionais que assistem graduandos e residentes atuantes na atenção primária à saúde do município do Jaboatão dos Guararapes e promover oficinas de sensibilização e capacitação para o exercício da preceptoria na RAS municipal. Foi realizada uma oficina de identificação de problemas os quais foram agrupadas, em núcleos de sentido, as tarjetas com conteúdo semelhante. Cada núcleo de sentido recebeu um título, que passou a ser considerado macroproblema. Foram apontadas facilidades e dificuldades para intervir em cada macroproblema. Realizou-se aplicação de matriz decisória como ferramenta para negociação e priorização dos problemas listados previamente. Após a priorização dos problemas, foi realizado o mapeamento dos atores sociais que podem ter contribuído para a geração e/ou manutenção dos problemas identificados e atribuíram-se valores e interesses que estes atores manifestam em relação ao problema. Trabalhou-se com o macroproblema “desarticulação entre ensino e serviço”. Construiu-se a árvore explicativa do problema, identificando as manifestações que melhor o descrevem, as possíveis causas que o determinam e as consequências dele. O segundo movimento foi identificar as causas do problema, onde foram encontradas sete causas e em seguida, as consequências, encontradas cinco. O outro movimento foi relacionar os descritores, as causas e as consequências, levando à identificação dos nós críticos. Isso fez com que se priorizassem as principais raízes do problema para proceder à intervenção. Foram identificados os resultados esperados, prazos de desenvolvimento, as atividades necessárias à concretização do plano, os recursos, indicadores, os responsáveis e os parceiros e opositores. Criou-se o programa para as “Oficinas de aperfeiçoamento em Preceptoria no SUS, o qual ocorrerá em 4 módulos e está em construção para implementação de acordo com o cronograma planejado.
Como outros projetos e cursos são disponibilizados aos profissionais convidados, o primeiro desafio é convencer que priorizem a participação nas Oficinas do Projeto Aplicativo, mesmo sendo o curso mais solicitado por estes durante avaliação nas reuniões da Comissão de Integração Ensino –Serviço-Comunidade, na qual estão presentes. Outro desafio é conseguir espaço que ofereça número de salas adequadas à realização das oficinas conforme a metodologia ativa necessita, já que não dispomos de espaço adequado da Secretaria de saúde para este fim. Unir profissionais de diversos locais e categorias, respeitando-se os espaços de fala e a interdisciplinaridade é outro desafio.
Enfrentar desafios, assim como gerar problematização, é uma das formas de construir conhecimento e formas de superação e crescimento. Entendemos que a equipe reconhece a instituição como atriz social disposta a contribuir com as melhorias e mudanças necessárias à superação dos desafios apresentados durante o desenvolvimento/ implantação do Projeto Aplicativo.
Articular-se com atores sociais que sejam favoráveis ao desenvolvimento do Projeto, ao mesmo tempo que se convence os não favoráveis da necessidade de sua realização. Convencer também os profissionais de saúde convidados à participar das Oficinas sobre a importância de priorizarem o tema. Criar um ambiente acolhedor, com uma metodologia que facilite a interdisciplinaridade e o respeito entre os participantes, bem como a criação de vínculos. Além de conseguir espaços para a realização do Projeto junto a outras Secretarias ou Instituições de ensino parceiras para a realização do Projeto.
PRM/PSUS - Preceptoria de Residência Médica / Preceptoria no SUS
PREFEITURA DO JABOATÃO DOS GUARARAPES - Pernambuco - Brasil
WELLINGTON BRUNO ARAUJO DUARTE, VÍVIAN RODRIGUES ALVES