RESSIGNIFICANDO O PROCESSO AVALIATIVO DO PROGRAMA DE RESIDENCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAUDE DO IDOSO COM A SMS DE PRESIDENTE PRUDENTE-SP
O curso do GPRS IEP/HSL contempla um Projeto Aplicativo. O problema priorizado pela coordenação das equipes de Estratégia de Saúde da Família da SMS foi a fragilidade dos processos avaliativos para aperfeiçoar os programas de residência em saúde, por ser elencada como de maior grau de factibilidade, magnitude e valorização.
Este Projeto Aplicativo tem como objetivo socializar com os diversos atores (preceptor, gestor) da Estratégia de Saúde da Família, os instrumentos avaliativos da Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do Idoso da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE).
Ampliar o entendimento do preceptor, como agente formador em saúde, através da participação ativa do processo avaliativo dos residentes;
Fortalecer o vínculo do Programa de Residência com o cenário de prática da Secretaria Municipal de Saúde.
Tem como principais ações de intervenção - Apresentar o processo avaliativo utilizado na residência multiprofissional para a coordenação da Estratégia de Saúde da Família - ESF da Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente, através de reuniões com o coordenador da residência;
- Ressignificar o formato avaliativo utilizado na residência multiprofissional junto aos preceptores, gestão da SMS, gerente da ESF e coordenador da residência por meio da realização de oficinas de trabalho utilizando estratégias educacionais das metodologias ativas;
- Implantar um espaço de construção coletiva do processo avaliativo da residência multiprofissional com os preceptores, residentes, tutores e gestão da SMS para desenvolver o FAT (feedback avaliativo trimestral), com definição de um projeto factível a ser executado pelo residente no final do semestre.
O grande desafio para o desenvolvimento do Projeto Aplicativo é que não somos membros da Universidade. Somos da gestão e nunca havíamos feito um curso de Gestão em Programas de Residências. Não temos contado com residentes. O cenário de prática que eles atuam uma das Unidades de ESF. A fragilidade dos processos avaliativos foi considerada prioridade, pois os instrumentos utilizados são construídos somente pela Unidade Formadora UNOESTE, não havendo participação dos outros atores na definição do instrumento e da metodologia proposta. A coordenação das equipes de ESF nunca participou de nenhuma reunião e nem possui conhecimento do tipo de avaliação realizada e a equipe de ESF, cujos profissionais são os preceptores do cenário da prática também não participou desta construção.
Durante o curso, com muitas dificuldades fomos nos familiarizando com a nova metodologia. Enfrentando os desafios de cada encontro.
Já demos os primeiros passos para a implantação do PA.
Este curso nos surpreendeu a todo momento. Nos fez pensar no nosso cotidiano, nos problemas, mas também em encontrar soluções para mudar o cenário de prática. Creio que este superou nossas expectativas.
Desafio, acho que é a palavra exata para retratar este momento. Este de esperança para que haja mudança, para equipe principalmente para a instituição.
A aproximação e socialização ensino-serviço, vai nos possibilitar- Fortalecer a aproximação de SMS com o Programa de Residência levando ao conhecimento do COREMU a proposta deste Projeto Aplicativo.
Como a metodologia ativa utiliza a problematização como estratégia de ensino-aprendizagem, estamos disposta a levar à diante tudo o que aprendemos neste ano no curso GPRS. Situações serão analisadas, com muita destreza. Já agendamos uma reunião para começo do mês de dezembro, para apresentar nosso PA para a Coordendora da Residência e com certeza que daremos inicio da aplicação na próxima turma que começará no mês de março de 2018. Vocês plantaram a semente e é nossa obrigação regá-las e com muito êxito, vamos colher lindas flores.
GPRS – Gestão de Programas de Residência em Saúde no SUS
IEP/HSL - São Paulo - Brasil
DÉBORA WITTER ROCHA TIEZZI, ADRIANA GOMES SANTOS VITÓRIO