CAPACITAÇAO EM METODOLOGIAS ATIVAS: DA TEORIA A PRATICA DOCENTE ASSISTENCIAL
Os Programas de Residências em Saúde foram propostos na perspectiva de romper com o modelo pedagógico de reprodução de conhecimento. Estes programas vêm buscando a construção de formas mais democráticas e dialógicas de ensino na prática profissional, utilizando metodologias inovadoras para produzir respostas aos dilemas cotidianos do SUS. Para tanto, constituem-se em um híbrido de formação e trabalho, sendo a equipe necessariamente composta por profissionais dos serviços e docentes. Assim, a busca pelo perfil de um profissional crítico e reflexivo, deve ser o norte para a formação de residentes, tutores e preceptores para o SUS. Destarte, torna-se necessário a capacitação desses sujeitos em metodologias ativas, no intuito de promover o desenvolvimento de soluções educacionais autônomas e libertadoras. Objetivo educacional: qualificar as atividades de gestores e preceptores dos serviços, docentes tutores e colaboradores e residentes que integram o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental da Paraíba por meio de capacitação em Metodologias Ativas. Objetivos específicos: reflexão crítica sobre os processos de ensino e aprendizagem inerentes ao trabalho nos serviços de saúde; discutir as principais Metodologias Ativas para a condução das atividades; e contribuir com a aprendizagem significativa para a reorientação de práticas do ensino no referido programa. O projeto de intervenção visa trabalhar com as metodologias ativas como estratégias didático-pedagógicas mais adequadas para cumprir o desafio de educação profissional em saúde, optando-se pelo desenvolvimento das “Metodologias da Problematização com a utilização do Arco de Marguerez”, “PBL (Problem Based Learning)” e “Metodologia Espiral Construtivista”. As discussões temáticas serão em formato de oficinas de trabalho, onde as atividades educacionais presenciais são realizadas em grande e em pequenos grupos e desenvolvidas por meio de momentos de concentração e dispersão. O curso tem caráter de capacitação, com carga horária total de 80 horas, estruturado em 05 encontros presenciais e disponibilizará 50 vagas.
Os principais desafios a serem enfrentados para o desenvolvimento do Projeto Aplicativo é a falta de financiamento para a execução do projeto, a falta de material básico de consumo (papel, caneta, Tinta, outros); e a dificuldade de carga horária com a liberação e disponibilidade de tempo dos docentes, preceptores e gestores dos serviços para frequentar as atividades propostas do curso nos encontros presenciais.
Diante dos desafios temos que buscar resolutividade, procurar parceiros que viabilizem a proposta e sejam solidários, além de assumir responsabilidade nos processos de organização e execução do projeto. Acreditamos enquanto equipe, que os desafios nos levam a buscar estratégias para superá-los. Juntos, somamos força para alcançarmos nossas metas e objetivos. A instituição acredita em nossa potencialidade, nos dá autonomia na busca e pactuação com parceiros, disponibiliza estrutura física, materiais permanentes, apoio dos recursos audiovisuais e a certificação dos estudantes, apoiadores e executores.
Os desafios são superados com estratégias ao pensar na resolutividade do problema. Acredito que posso liderar processos junto com a equipe para a organização e execução do projeto, buscar parcerias e fazer pactuações. A idealização de um projeto não é tarefa fácil, porém sua execução é transformadora. Durante o processo e ao seu término, será necessário a avaliação, e discutirmos a viabilidade de reaplicá-lo e/ou modificá-lo, identificando os nós críticos, os avanços e vantagens detectados.
GPRS – Gestão de Programas de Residência em Saúde no SUS
Universidade Federal da Paraíba - Paraíba - Brasil
Valéria Leite Soares, Lenilma Bento Araújo Meneses