PROPOSTA DE QUALIFICAÇAO DO PROJETO POLITICO PEDAGOGICO DO PROGRAMA DE RESIDENCIA MEDICA EM MEDICINA DE FAMILIA E COMUNIDADE DA SECRETARIA DE SAUDE DE JUIZ DE FORA
Justificativa
Cenário político no município de Juiz de fora é favorável para uma proposta de qualificação do PRM em Medicina de Família e Comunidade da Secretaria de Saúde, visto que a rede de Atenção Primária à Saúde (APS) há três anos vem recebendo grande investimento pelo Plano Diretor da APS, o qual objetiva organizar e normatizar os processos de trabalho, através da institucionalização de instrumentos de gestão da clínica, que priorizam o cuidado às condições crônicas, bem como o acolhimento da demanda espontânea para organização e viabilização do acesso do usuário.
Além disso, temos cenários de práticas adequados, com profissionais médicos capacitados por curso de especialização para o exercício de preceptoria e envolvidos, junto aos demais profissionais das equipes de ESF, nas Cirandas Multidisciplinares de Educação Permanente em Saúde, programa contemplado com o Prêmio INOVASUS de 2015, o qual tem como diferencial as metodologias ativas como disparadoras para a reflexão coletiva e interdisciplinar sobre o cotidiano dos processos de trabalho.
Objetivos
Qualificação do Projeto Político Pedagógico do PRM em Medicina de Família e Comunidade da Secretaria de Saúde de Juiz de Fora, fazendo uma adequação do mesmo ao currículo baseado por competências para Medicina de Família e Comunidade, numa perspectiva de integração, longitudinalidade, cuidado centrado na pessoa e investimento no acompanhamento do itinerário terapêutico.
Ações
Tem como principais ações a adoção do currículo baseado em competências, dentro de uma modalidade de currículo integrado, pagamento de instrutoria para os profissionais da ESF para atuarem no processo ensino aprendizagem dos residentes na parte teórica, inclusão dos residentes nas Cirandas Multidisciplinares de Educação Permanente e mudança dos estágios nas redes secundárias, passando de ciclos por especialidades para uma modalidade, na qual os residentes possam acompanhar pacientes escolhidos em seus itinerários terapêuticos, numa perspectiva de plano de cuidado.
Temos uma grande dificuldade no que tange à parte teórica, visto que não somos uma instituição de ensino e as aproximações recentes com a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora, mostrou-nos que o entendimento de um currículo médico centrado é o que norteia as ações pedagógicas desta faculdade, o que não nos contempla dentro do que acreditamos ser o essencial para a formação de excelência de um médico de família e comunidade. Além disso, ainda não temos pagamento complementar da bolsa dos residentes, pagamento de instrutoria e preceptoria.
Tais desafios, a despeito das dificuldades que trazem para a excelência do PRM, têm contribuído no sentido de motivar a equipe em busca de soluções que possam mitigar ou eliminar tais problemas. Observamos um empenho coletivo para o planejamento estratégico na busca de soluções e grande interesse e investimento da gestão que, mesmo diante de um cenário econômico desfavorável, tem demonstrado apoio para a qualificação do programa.
Os desafios têm sido enfrentados a partir de alguma ações estratégicas, como uma aproximação com as instituições de ensino numa perspectiva dialógica, através da qual demonstramos nossa intencionalidade pedagógica, como um contraponto ao modelo médico centrado. Investimento em recursos humanos qualificados do próprio quadro da prefeitura para a realização da parte teórica da residência. Investimento em qualificação profissional. Perspectiva de qualificação do projeto político pedagógico. Projeto de lei para pagamento de bolsa complementar para os residentes e instrutoria para os profissionais da APS que atuam na parte teórica.
GPRS – Gestão de Programas de Residência em Saúde no SUS
Prefeitura de Juiz de Fora - Minas Gerais - Brasil
Marcelo dos Santos Campos, João Daniel Neto