Fernanda Prestes Eventos
11 5081 7028 - 5084 4246 janice@fernandapresteseventos.com.br

Dados do Trabalho


Título

RAES - REDE DE ARTICULAÇAO ENSINO-SERVIÇO

Justificativa (por que), Objetivos (para que), Ações (como) - 300 palavras

O presente Projeto aplicativo (PA) é fruto da identificação de um planejamento mal executado e ineficiente na relação ensino-serviço, comprometendo a formação, a integralidade do cuidado, a produtividade do serviço e a satisfação dos profissionais, usuários e estudantes (graduandos e residentes) no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS, e justifica-se pela grande possibilidade de sensibilizar atores sociais para o trabalho coletivo em saúde e de contribuir para a mudança e valorização da preceptoria nesses espaços de construção do saber e da prática profissional mais próxima dos princípios da integralidade em saúde, o que corrobora com aqueles do Curso de Especialização em Preceptoria no SUS. Para tanto, este PA estabelece como objetivo central, criar uma Rede de Articulação Ensino-serviço (RAES), que abarque o problema identificado por meio das evidências encontradas na deficiência da qualidade do ensino-serviço no SUS, e, como objetivos específicos: (i) melhorar a comunicação entre estes atores sociais; (ii) consolidar e atualizar o mapeamento dos campos de práticas e estágios nos municípios; e (iii) difundir as ações efetivas da RAES para todos os setores e atores sociais envolvidos. Neste sentido, será necessária a execução de algumas ações específicas, como: a) divisão dos Grupos de Trabalho (GT's) sobre os eixos Comunicação e marketing, mapeamento e plataforma virtual, e planejamento; b) construção das atribuições de cada GT; c) convite dos representantes de cada setor e instituição envolvidas nas atividades Ensino-serviço - ES; d) promoção de reuniões ordinárias trimestrais da RAES; e) construção, monitoramento e avaliação da Agenda RAES; f) construção, disponibilidade e difusão do Ambiente Virtual de Trabalho da RAES na Plataforma Moodle, via parceria RAES e UFRB; e g) realização dos Encontros Anuais da RAES.

Quais desafios você está enfrentando no desenvolvimento/ implantação do PA? - 100 palavras

Como este projeto é recente, poucos são os desafios que se apresentam, sendo o maior deles a dificuldade de reunir o Grupo presencialmente. Porém, projetamos como possíveis desafios: (i) o aumento da adesão da gestão dos municípios nas parcerias para a preceptoria, dada a baixa expectativa diante das potencialidades da RES; (ii) a ampliação da oferta de campos de atuação para estágios e práticas, devido a grande demanda gerada pelos cursos superiores e técnicos de saúde, bem como a concentração da procura de campos de estágio nos grandes centros urbanos; e (iii) a quebra das barreiras criadas pelos gestores municipais para efetivação das ações de ensino-serviço.

O que esses desafios significam para você, sua equipe e sua instituição? - 100 palavras

Particularmente, esses desafios anunciam os "obstáculos a serem transpostos" para que nosso Projeto Aplicativo tenham êxito e a Relação de Ensino-serviço se qualifique em nossa região. Para nossa equipe, semelhantemente, eles são sinalizações de quais nós críticos devemos superar, de maneira estratégica, para alcançar nossa Situação objetivo - So. Já para minha instituição, estas são situações alvo, que, se desvendadas e superadas, projetam a transformação da realidade, no sentido da melhoria da saúde e da qualidade do sistema de saúde brasileiro.

O que você pode fazer para enfrentar esses desafios? - 100 palavras

Quanto ao desafio das reuniões presenciais, pretendo utilizar plataformas virtuais (redes sociais e a plataforma Moodle/UFRB). Quanto ao aumento da adesão e quebra das barreiras criadas pelas gestões municipais nas parcerias para a preceptoria, pretendo (i) executar um plano de comunicação e marketing sobre as potencialidades da RES; (ii) convidar representantes dos diversos setores e instituições envolvidas para a RAES; (iii) propor reuniões presenciais trimestrais e anuais da RAES, e (iv) construir Agenda plurianual da RAES. Já quanto a ampliação da oferta de campos de atuação para estágios e práticas, pretendo produzir e/ou ampliar o mapeamento dos campos na região.

Área

PRM/PSUS - Preceptoria de Residência Médica / Preceptoria no SUS

Instituições

Universidade Federal do reconcavo da Bahia - UFRBUFRB - Bahia - Brasil

Autores

Carolina Gusmão Magalhães, Cláudia Feio Lima