Fernanda Prestes Eventos
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Dados do Trabalho


Título

GPRS EM ARAGUARI: RESIGNIFICANDO AS METODOLOGIAS ATIVAS NA PRECEPTORIA DE UM PROGRAMA DE RESIDENCIA MEDICA EM PEDIATRIA

Justificativa (por que), Objetivos (para que), Ações (como) - 300 palavras

Pensar um programa de residência capaz de formar um médico especialista que atenda às necessidades do mercado de trabalho nos obrigou a várias reflexões, sobretudo acerca das transformações do modelo de mercado de trabalho que esperávamos oferecer aos futuros pediatras. Estava lançado o desafio. O perfil de competências já não era problema pois a pouco a Sociedade Brasileira de Pediatria publicara documento fruto de anos de construção colegiada. Estruturar os diferentes rodízios e cenários, as benditas semanas padrão sem perder o foco em tudo aquilo muito bem delineado pelo Ministério da Saúde em seu texto publicado em 2014 que detalhava sobre a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança – PNAISC, desenhando os ambientes de ensino-aprendizagem de forma a proporcionar o exercício do cuidado integral e longitudinal, tomando em conta os diferentes itinerários terapêuticos e o equilíbrio entre ensino e serviço demandou meses de dedicação até que em março de 2016 recebemos nossas primeiras residentes e amadurecemos juntos.
Todos vínhamos de uma formação tradicional, oriundos de programas de residência que na maioria das vezes estruturavam suas atividades práticas com foco exclusivo na assistência e na resolução de demandas dos serviços, sem falar do modelo hegemônico de educação tradicional vigente centrado em práticas pedagógicas tradicionais e tecnicistas dificultando a vivência e o domínio de metodologias ativas. Surge nesse momento a necessidade de se discutir “novas” metodologias e suas potencialidades, necessidade essa casada a oportunidade de participação no Curso de Aperfeiçoamento em Gestão de Programas de Residência em Saúde (GPRS). Considerando que o profissional de saúde no papel de preceptor é o agente facilitador do processo formativo, a elaboração do presente projeto aplicativo se justifica e tem como objetivo geral reestruturar e aperfeiçoar o uso das metodologias ativas de ensino-aprendizagem no processo de preceptoria do Programa de Residência em Pediatria no SUS, da Santa Casa de Misericórdia de Araguari e do Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos. Para tanto, foram planejadas iniciativas educacionais que incluem oficinas, viagens educacionais e construção colegiada do manual do preceptor.

Quais desafios você está enfrentando no desenvolvimento/ implantação do PA? - 100 palavras

Ao final do primeiro ano da residência, foi possível identificar uma lacuna entre a situação real e a desejada, quando parte dos educadores ainda não se encontrava completamente convencida de que os modelos construtivistas do processo de ensino-aprendizagem sejam importantes ferramentas transformadoras das práticas de saúde e do conhecimento.
Exemplo disso é a baixa frequência desses profissionais nas oficinas regularmente organizadas pelo Núcleo Docente Estruturante do IMEPAC, com 38% de participação na atividade realizada em maio de 2017. Nesse sentido, o grande desafio para implantação do nosso projeto é oportunizar e motivar os preceptores à participação nas atividades planejadas, acreditando que uma vez conhecendo e aplicando tais metodologias possam se apaixonar por elas.

O que esses desafios significam para você, sua equipe e sua instituição? - 100 palavras

A oportunidade de reflexão a partir da observação da realidade local e de confrontação da mesma com o objetivo de reestruturar o uso das Metodologias Ativas de ensino-aprendizagem no processo de preceptoria do Programa de Residência Médica em Pediatria abriu espaço para identificação e priorização de problemas. A utilização da dinâmica da árvore explicativa, a identificação de nós críticos e dos diferentes atores sociais envolvidos e por fim a utilização de ferramentas como o Plano de Ação – PES simplificado oportunizou o enfrentamento dos desafios à partir da escolha e planejamento de ações e atividades desde seus responsáveis, passando pela definição de parceiros e opositores, pela escolha de indicadores de monitoramento, definindo os diferentes recursos necessários e diferentes prazos de execução.

O que você pode fazer para enfrentar esses desafios? - 100 palavras

As estratégias propostas em nosso PA já começam a mostrar resultado quando observamos 72% de preceptores participando ativamente de nossa primeira oficina.

Área

GPRS – Gestão de Programas de Residência em Saúde no SUS

Instituições

Santa Casa de Misericórdia de Araguari - Minas Gerais - Brasil

Autores

Daniela Henriques Soares Lopes Debs, Cláudia Dutra Costantin Faria