PLANEJAMENTO DE AÇOES EDUCATIVAS QUE PROMOVAM O DESENVOLVIMENTO DE COMPETENCIAS DA EQUIPE RELACIONADA A PRECEPTORIA EM IBIPORA/PR
O Projeto Aplicativo (PA) é um trabalho técnico-científico aplicado, com o intuito de intervir na realidade do sistema de saúde vigente, promovendo assim, transformações na prática atual e integração entre ensino-serviço-comunidade. Tem a intenção de produzir inovações na preceptoria realizada no Município de Ibiporã - Paraná, sensibilizando os atores envolvidos e organizando o processo através da elaboração e implantação de protocolo, promovendo, assim, transformações na prática atual e integração entre ensino-serviço-comunidade. Este projeto aplicativo se justifica pela necessidade desenvolver ações voltadas à integração ensino-serviço, buscando melhor acolhimento aos estudantes pela equipe multiprofissional de saúde do município de Ibiporã-PR, podendo assim, a Rede de Atenção Primária contar, de forma mais efetiva, com o apoio dos estudantes, juntamente com suas Instituições de ensino, em ações voltadas ao território de atuação e produzir conhecimento para o desenvolvimento de habilidades e competências que venha atender a demanda dos profissionais de saúde em formação. Assim, tem por objetivo sensibilizar os profissionais vinculados à Secretaria Municipal de Saúde de Ibiporã-PR, para que desenvolvam competências no que concerne à preceptoria. O Plano de Ações busca como resultado a elaboração de protocolo para preceptoria (desde sua formulação à aprovação no Conselho Municipal de Saúde), e sensibilização dos profissionais de saúde para o acolhimento dos estudantes, proporcionando a implantação do protocolo municipal (implantação do protocolo e sensibilização dos profissionais quanto a preceptoria). Portanto esperamos que este Projeto Aplicativo contribua na formação de profissionais mais críticos através de ações desenvolvidas com intuito de sensibilizar os preceptores da rede Municipal de Ibiporã-PR sua importância no processo de aprendizagem dos alunos.
Tendo em vista a recente elaboração do projeto, consideramos que desenvolver o Planejamento Estratégico Situacional foi um desafio, por se tratar de um trabalho ao grupo, onde necessariamente deve-se exercitar o diálogo num processo de respeito e negociação. E por ser um processo que não era conhecido de forma prática, gerando ansiedade e insegurança. Quanto aos desafios na implantação, verificamos que estabelecer um cronograma para execução da elaboração do protocolo, com encontros quinzenais, será uma dificuldade junto as coordenações das Unidades Básicas de Saúde, visto que os profissionais estarão se ausentando do trabalho assistencial nessas ocasiões.
Vivenciar esses desafios na elaboração do projeto possibilitou a aquisição de conhecimento científico, além de crescimento pessoal pela riqueza das discussões em grupo, permeadas tanto pela vivência pessoal quanto profissional compartilhadas. Os temas abordados também trouxeram aprendizado significativo por fomentar a reflexão sobre a realidade do Município e a aproximação com diferentes ferramentas que podem ser utilizadas no nosso processo de trabalho. Quanto ao desafio de implantação, sensibilizar as coordenações da UBS representam uma barreira a ser superada.
A equipe acredita que a sensibilização dos coordenadores das UBS, bem como de todos os atores envolvidos, seja o melhor caminho para a completa implantação do projeto Aplicativo, que esta prevista para iniciar em 2018.
PRM/PSUS - Preceptoria de Residência Médica / Preceptoria no SUS
Prefeitura Municipal de Ibiporã - Paraná - Brasil
Vanessa Cristina Luquini, ELIANE BATISTA ACIOLI