REESTRUTURAÇAO DO PROJETO POLITICO PEDAGOGICO DOS PROGRAMAS DE RESIDENCIA PROFISSIONAL E MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA AUTARQUIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE APUCARANA
O município de Apucarana foi contemplado com o Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica, Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental e Programa de Residência em Enfermagem Obstétrica e com 27 bolsas do Ministério da Saúde.
Todo o processo de estruturação dos Programas de Residência para receber os residentes foi realizado em dois meses. Diante disso nos deparamos com a fragmentação do Projeto Político Pedagógico (PPP) em disciplinas, a desconexão entre teoria e prática e a predominância de abordagens através de metodologias tradicionais de ensino-aprendizagem vem dificultando a formação de um profissional crítico-reflexivo, com habilidades para o trabalho interdisciplinar, conforme descrito no perfil do egresso dos Programas de Residência da Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana (AMS).
Tem-se como objetivo reestruturar o Projeto Político Pedagógico do Pedagógico dos Programas de Residência Multiprofissional e em Área da Saúde da Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana.
A reestruturação dos PPP dos Programas de Residência da AMS deverá ser uma construção coletiva, envolvendo todos os atores participantes do processo.
Essa reestruturação acontecerá no formato de oficinas de trabalho, envolvendo os Coordenadores de programa, tutores e preceptores dos Programas de Residência. A participação dos residentes tem sido através das avaliações das disciplinas que foram aplicadas no decorrer dos anos 2016 e 2017.
As oficinas terão como objetivos: Transformar o currículo tipo coleção em currículo integrado, promovendo a integração das áreas de conhecimento e dos conceitos. Organizar os estágios de maneira horizontalizada e integrada com a teoria. Organizar o conhecimento em unidades curriculares interdisciplinares e multiprofissionais. Envolver a gestão do município, coordenadores de programa, tutores, preceptores e residentes na reformulação dos Projetos Político Pedagógicos. Definir o perfil de competências para cada área profissional dentro de cada Programa de Residência. Aplicar a metodologia ativa na condução das atividades educacionais e utilizar estratégias de avaliação formativa.
A maior dificuldade na reestruturação dos projetos políticos pedagógicos tem sido em envolver os preceptores neste processo. Considerando que o município apresenta um déficit no quadro funcional, garantir a participação dos preceptores nas atividades da residência tem sido muito difícil. Outra dificuldade tem sido a aplicação das metodologias ativas e das avaliações formativas, pois ainda estamos em processo de nossos preceptores e tutores.
Estes desafio tem exigido bastante esforço para mim, minha equipe e instituição, mas tem representado um esforço para melhorar os processos educacionais em nossas equipes.
Temos nos empenhado no processo de capacitação de toda a equipe e reservado momentos de discussão coletiva entre tutores, preceptores e residentes, buscando qualificar a assistência e os processos educacionais. A reformulação do PPP é um importante momento para avaliar se as estratégias propostas estão conseguindo alcançar os objetivos. Permitindo, também, fazer um diagnóstico dos impactos que a instituição tem conseguido promover na realidade em que está atuando. Portanto o envolvimento de todos os atores é uma maneira de promover a corresponsabilização pelo processo.
GPRS – Gestão de Programas de Residência em Saúde no SUS
Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana - Paraná - Brasil
Francieli Nogueira Smanioto