INTEGRAÇAO ENTRE OS PROGRAMAS DE RESIDENCIA EM SAUDE DA FAMÍLIA E COMUNIDADE NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA: UMA CONSTRUÇÃO NA PERSPECTIVA DA QUALIFICAÇÃO DA ATENÇAO BASICA
O projeto foi desenvolvido por profissionais envolvidos nos programas de residência em saúde da família e comunidade (PRSFC) no Município de João Pessoa/PB e Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba, com a intenção de apresentar uma proposta de integração entre os programas de residência médica e multiprofissional na área da saúde da família e comunidade do curso de Gestão de Programas de Residência em Saúde no SUS - GPRS, inicialmente foi elencado um conjunto de macroproblemas que motivaram esta proposta, a saber: “falta de integração entre os programas de residência médica e multiprofissional em saúde da família e comunidade” e a “falta de um perfil de competência construído para os PRSFC”. A escolha ocorreu em virtude a necessidade de adequação dos programas de residência existentes, visando à produção de um projeto integrador e interinstitucional entre os programas. Este tem por objetivos: Integrar os programas de residência médica e multiprofissional em saúde da família e comunidade no município de João Pessoa-PB, com vistas a qualificar a atenção básica: Criar uma Portaria que regulamente as atividades do Colegiado Gestor dos Programas de Residências em Saúde da Família e Comunidade; Construir um perfil de competência comum para qualificação dos programas de Residências em Saúde da Família e Comunidade; Potencializar a integração dos programas de Residências em Saúde da Família e Comunidade e Estruturar um eixo transversal comum para os Programas de Residências em Saúde da Família e Comunidade. Para traçar o plano utilizamos a ferramenta denominada 5W3H. A ferramenta consiste num plano de ação para atividades pré-estabelecidas que precisem ser desenvolvidas com a maior clareza possível, além de funcionar como um mapeamento dessas atividades. As ações já foram iniciadas nas atividades teóricas, a exemplo da construção do Projeto Terapêutico Singular e o TBL, com uma avaliação positiva pelos residentes.
Nosso maior desafio esta em darmos andamento no que tange a legislação da portaria que depende de outros atores e a priorização das ações dos programas no âmbito da rede municipal.
Para mim que a integração das ações entre os programas irá fortalecer as atividades dos residentes em campo. Para a equipe é que a gestão defina como uma politica de educação o fortalecimento da residencia e para instituição é a transformação dos processos de trabalho e fortalecimento do SUS local.
continuar firme nos propósitos e cumprimento do plano de ação proposto, fortalecendo os programas e mostrando os resultados apresentados nos processos de trabalho.
GPRS – Gestão de Programas de Residência em Saúde no SUS
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE JOÃO PESSOA E FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA PARAÍBA - Paraíba - Brasil
LUCINEIDE ALVES VIEIRA BRAGA, BARBARA MARIA SOARES PEREIRA WANDERLEY, ISABELLE CRISTIANE P. COSTA, GILSANDRA DE LIRA FERNANDES, JAIRO DOMINGOS DE MORAIS, MIRIAM CRISTIAN LEITE