Fernanda Prestes Eventos
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Dados do Trabalho


Título

(RE)CONSTRUINDO A ROTINA DE GESTAO ACADEMICA DA RIS-ESP/CE

Justificativa (por que), Objetivos (para que), Ações (como) - 300 palavras

A Residência Integrada em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará foi implantada em 2013 e inicialmente contava com 4 ênfases e 222 vagas para discentes. Já no ano seguinte, 2014, por meio de uma solicitação da Secretaria Estadual da Saúde do Ceará - SESA, a RIS-ESP/CE concorre a um novo edital de bolsas ampliando seu número de residente para 327 e suas ênfases de 4 para 11. Esse novo desenho demanda uma coordenação de gestão acadêmica para Residência Integrada em Saúde e que nesse movimento de surgimento pega para si as atribuições que eram executadas por um dos apoios administrativos e ampliando suas perspectivas. Evidentemente, essa mudança não se deu de forma imediata, no entanto, as mudanças que se faziam necessárias e visível aos olhos da coordenação geral e do corpo docente se direcionava no sentido de reorganizar a condução especialmente buscando a integração entre as ênfases. A Coordenação de Gestão Acadêmica tem a função organizar a vida acadêmica do/a profissional de saúde-residente matriculado em uma das ênfases da RIS-ESP/CE. É nesse contexto que estreio enquanto gestora e assumo o desafio de (re)construir a gestão acadêmica da RIS-ESP/CE e a partir da necessidade de organizar a rotina de trabalho desta coordenação. Orientada pelas atividades do GPRS elaborei um projeto que tem como objetivo geral Organizar a Coordenação de Gestão Acadêmica da RIS-ESP/CE e específicos de: Desenvolver competências para a gestão nos atores envolvidos na condução da Coordenação de Gestão Acadêmica; Conhecer todas as demandas da Gestão Acadêmica da Residência Integrada em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará; Construir fluxos e rotinas para as principais ações que são demandas à Coordenação de Gestão Acadêmica. A ferramenta escolhida para dar materialidade a esse projeto foi planejamento estratégico situacional.

Quais desafios você está enfrentando no desenvolvimento/ implantação do PA? - 100 palavras

O principal desafio foi ter a possibilidade de suspender o cotidiano para poder olha-lo. Agora preciso apresentar aos pares e a equipe que trabalha diretamente comigo para que possamos definir a atribuição de cada uma no projeto.

O que esses desafios significam para você, sua equipe e sua instituição? - 100 palavras

significam mais um desafio, no entanto eu vejo como algo que trará melhoria ao nosso processo de trabalho.

O que você pode fazer para enfrentar esses desafios? - 100 palavras

Organizar a rotina de modo que os passos para o planejamento e execução desse projeto sejam possíveis de serem cumpridos.

Área

GPRS – Gestão de Programas de Residência em Saúde no SUS

Instituições

Escola de Saúde Pública do Ceará - Ceará - Brasil

Autores

Ana Paula Silveira de Morais Vasconcelos