Fernanda Prestes Eventos
11 5081 7028 - 5084 4246 janice@fernandapresteseventos.com.br

Dados do Trabalho


Título

A ORGANIZAÇAO DE ESPAÇOS DE TROCAS E EXPERIENCIAS PELO GRUPO GESTOR, PARA OS PROGRAMAS DE RESIDENCIAS EM AREA PROFISSIONAL DA SAUDE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Justificativa (por que), Objetivos (para que), Ações (como) - 300 palavras

Justificativa:
Esses encontros e espaços para debates e trocas de experiências não estão formalizados e consolidados no Estado do Rio de Janeiro e, portanto, aqui se justifica a importância de um projeto que proponha uma mudança nessa realidade através de ações organizadas pelo Grupo Gestor loco-regional enquanto articulador entre as instâncias formadoras e os serviços de saúde.

Objetivo Geral:
Formalizar o Grupo Gestor, enquanto entidade organizadora de espaços permanentes de diálogos e trocas de experiências para os programas das Residências em Área Profissional da Saúde (Multiprofissional e Uniprofissional) no Estado do Rio de Janeiro.

Objetivos Específicos:
• Publicar, em documento específico da Gestão Municipal e Estadual, a composição do Grupo Gestor;
• Definir as atribuições, a forma de eleição e prazo de vigência de cada mandato do Grupo Gestor.
• Facilitar a articulação entre as Secretarias de Saúde, municipais e estadual e o Núcleo Estadual no Rio de Janeiro – NERJ/MS e as instituições proponentes de Programas de Residências em Área da Saúde do Estado do Rio de Janeiro, por meio de ações que promovam os diálogos e as trocas entre seus integrantes.


Ações:
- Difundir a proposta de construção do Manual Operacional entre os integrantes das COREMUs;
- Definir comissão que irá se responsabilizar pela escrita do manual;
- Escrita do manual com prazo para apresentação para todos;
- Conseguir um espaço físico fixo para realização dos encontros;
- Criar calendário e método automático de lembrança aos participantes;
- Reuniões para identificação e solução do problema;
- Ofertar oficinas de capacitação em Metodologias ativas e planejamento estratégico para os profissionais que integram os Programas de Residência Multiprofissional em Saúde;

Quais desafios você está enfrentando no desenvolvimento/ implantação do PA? - 100 palavras

Para o desenvolvimento do Projeto Aplicativo não houve desafio significativo. Entretanto para a implantação, foi observado que tanto os nós-críticos, quanto as ações a serem executadas, assim como a análise de viabilidade, demonstram a grandiosidade do desafio. Porém, percebe-se que a implantação é factível . A proposta é implantá-lo 2018.

O que esses desafios significam para você, sua equipe e sua instituição? - 100 palavras

Para todos os atores, os desafios, são como mola propulsora para aquisição de novos conhecimentos.A troca de experiências nos espaços formais de dialogo, favorece a reconstrução dos processo de ensino aprendizagem nas residências em saúde.

O que você pode fazer para enfrentar esses desafios? - 100 palavras

Buscar conhecimento necessário ao enfrentamento de cada etapa desafiadora do projeto. Alem disso, mobilizar todos os atores envolvidos de maneira propositiva.

Área

GPRS – Gestão de Programas de Residência em Saúde no SUS

Instituições

SMSDC/RJ e Fiocruz - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Marcia Corrêa Castro, Vânia Monteiro Carvalho