Fernanda Prestes Eventos
11 5081 7028 - 5084 4246 janice@fernandapresteseventos.com.br

Dados do Trabalho


Título

O CURRICULO BASEADO EM COMPETENCIAS NA RESIDENCIA MEDICA EM ENDOSCOPIA DIGESTIVA COM INSERÇAO DO RESIDENTE NA ATENÇAO BASICA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇAO PARA O HOSPITAL DE ENSINO ALCIDES CARNEIRO – PETROPOLIS - RJ

Justificativa (por que), Objetivos (para que), Ações (como) - 300 palavras

JUSTIFICATIVA:
O Hospital de Ensino Alcides carneiro e a Faculdade de Medicina de Petrópolis
buscam implantar em 2018 o programa de residência médica em Endoscopia Digestiva, dando sequencia em sua atuação na formação médica no município.
Atualmente, são realizados cerca de 52 endoscopias, 170 colonoscopias, 13 retossigmoidoscopias e 8 CPRES por mês em nosso hospital, o único que realiza estes tipos de exames na rede SUS no município de Petrópolis e região. Mesmo havendo profissionais realizando estes exames diariamente, ainda há uma demanda reprimida, com cerca de 350 pessoas na fila de espera para realização de colonoscopia e 1100 para realização de endoscopia digestiva alta
Apesar de não haver um levantamento de estatística oficial, há uma percepção por conta da equipe do serviço de endoscopia de um grande número de exames mal indicados, o que acaba por atrasar a realização de exames de pacientes que tenham maior necessidade.
O município de Petrópolis necessita mais endoscopistas bem formados, visto haver uma alta demanda com poucos profissionais executando procedimentos de maior complexidade. Além disso, há um hiato entre o atendimento hospitalar e a atenção básica, sem que haja comunicação entre os níveis de atenção, seja na troca de informações sobre pacientes, seja na educação em saúde da população, seja na educação continuada da equipe da ponta.
OBJETIVOS:
Formar médicos endoscopistas com competência para atuar nos procedimentos diagnósticos e terapêuticos, dentro de uma lógica de atendimento hierarquizado nos níveis de assistência do SUS
AÇÕES:
Implementar um programa de residência médica em endoscopia com currículo baseado em competências, que abranja, além da parte técnica da endoscopia a participação em ações de educação em saúde para a população, atuação no matriciamento das equipes de atenção básica e o reconhecimento dos fluxos assistenciais dentro da rede de atenção à saúde.

Quais desafios você está enfrentando no desenvolvimento/ implantação do PA? - 100 palavras

Atualmente contamos com o apoio do Secretário de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, já com a garantia das bolsas.
A direção do hospital, assim como a chefe do serviço de endoscopia, que é enfermeira, apoia a iniciativa da residência médica.
O corpo clinico do hospital é composto por médicos qualificados, sendo que todos do serviço de endoscopia são membros titulares da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva. Provavelmente teremos que auxiliá-los na parte didático-pedagógica, já que nem todos tem essa experiência. Precisamos ainda discutir com os mesmos o currículo.

O que esses desafios significam para você, sua equipe e sua instituição? - 100 palavras

Essencialmente uma quebra de paradigmas, seja na formação do médico residente em um regime baseado em competências, com currículo bem definido, assim como a inserção de um programa de residência essencialmente hospitalocêntrico e tecnológico na atenção básica.
Fazer com que o médico residente seja respeitado em sua autonomia, de acordo com um currículo baseado em competências, com pactuação de objetivos e a formação como essência, sem que o médico deixe de se enxergar como parte de uma rede de atenção e cuidado.

O que você pode fazer para enfrentar esses desafios? - 100 palavras

Pactuação, envolvimento e participação do médico residente, da equipe de profissionais do serviço de endoscopia digestiva, assim como da coordenação de atenção básica do município. Envolvimento de todos os atores sociais e cenários, tendo como contrapartida um projeto que pode beneficiar toda a população do município, através de uma ação sócio-educativa e de saúde de baixo custo e com amplo potencial. Aumentar o número e qualidade de exames realizados, assim como tornar eficaz a utilização dos mesmos em termos de resolutividade.

Área

GPRS – Gestão de Programas de Residência em Saúde no SUS

Instituições

Hospital Alcides Carneiro / Faculdade de Medicina de Petrópolis - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Miguel Koury Filho