Fernanda Prestes Eventos
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Dados do Trabalho


Título

REESTRUTURAÇAO DOS PROCESSOS DE GESTAO E DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS PROGRAMAS DE RESIDENCIA MULTIPROFISSIONAIS DA UNIVASF

Justificativa (por que), Objetivos (para que), Ações (como) - 300 palavras

A implantação da COREMU/UNIVASF deu-se incialmente no contexto da criação do programa de residência de Enfermagem em Urgência e Emergência, portanto, sua organização foi montada a princípio para atender a demanda deste programa em específico, inclusive com elaboração de regimento COREMU voltado para tal contexto. Posteriormente, foram agregados outros três programas de Residência Multiprofissional, que tiveram que adequar-se ao documento, que continua em vigor até o presente. A necessidade de reestruturação dos programas de residência fica evidente diante das dificuldades enfrentadas pelas coordenações dos cursos, como agregar docentes suficientes para atender as demandas de aulas teórico-práticas e acompanhamento dos residentes, já que os programas necessitam de professores, tutores e preceptores. Associada a isso, o modelo de currículo tradicional, atualmente adotado nos programas, focado em disciplinas não articuladas entre si e dissociadas da prática e do contexto vivenciado pelo residente, resulta em excesso de atividades teóricas em sala de aula e afastamento dos serviços de saúde.
Objetivo: Promover a reestruturação dos processos de gestão e de ensino-aprendizagem dos programas de residência multiprofissionais da UNIVASF.
• Realizar revisão e adequação do regimento da COREMU/UNIVASF abrangendo as demandas de todos os programas de residência multiprofissional em consonância com normas estabelecidas pela CNRMS e Pró-Reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação da UNIVASF:
- Criar de grupos de trabalho compostos por coordenadores, professores, preceptores e residentes dos programas.
- Abrir de processo administrativo para avaliação e aprovação nas instâncias deliberativas da UNIVASF (Câmara de Pós-graduação e Conselho Universitário).
• Fomentar a implementação do Curriculum baseado em competências nos Programas Políticos Pedagógicos das Residências Multiprofissionais e em Área Profissional de Saúde da UNIVASF:
- Promover a sensibilização e capacitação dos atores (coordenação e vice, docentes, preceptores e residentes) a cerca Currículo baseado em competências.
- Estruturar os PPP considerando os perfis de competência de cada programa de residência.

Quais desafios você está enfrentando no desenvolvimento/ implantação do PA? - 100 palavras

As ações já foram iniciadas, contudo, há dificuldade em dar seguimento nos grupos de trabalhos pois há necessidade do envolvimento de todos os atores no processo de reestruturação (coordenadores, docentes, residentes e preceptores). Além dos desafios para a conseguir parcerias com outras instituições com expertise em currículo baseado em competências para nos capacitar e trocar experiência e, o de conseguirmos sensibilizar os docentes em discussão do currículo baseado em competências.

O que esses desafios significam para você, sua equipe e sua instituição? - 100 palavras

A superação dos desafios significa uma residência mais qualificada que atenda as necessidades dos atores envolvidos.

O que você pode fazer para enfrentar esses desafios? - 100 palavras

Buscar sensibilizar e agregar os Coordenadores e vice de cada programa, Tutores, Residentes e Preceptores para que estes sejam colaboradores e co-responsáveis pela formação de futuros cidadãos críticos e éticos com uma aprendizagem significativa, com construção do conhecimento, habilidades e atitudes, com autonomia e responsabilidade que resultarão na atuação de profissionais atuando conforme os princípios da integralidade e humanização da assistência no SUS.

Área

GPRS – Gestão de Programas de Residência em Saúde no SUS

Instituições

Universidade Federal do Vale do São Francisco - Pernambuco - Brasil

Autores

Kamilla Maria Souza Aires Alencar, Kamila Juliana da Silva Santos