Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XX Jornada Nacional de Imunizações SBIm 2018

XX Jornada Nacional de Imunizações SBIm 2018

Windsor Oceânico Hotel - Rio de Janeiro /RJ | 26 a 29 de Setembro de 2018

Dados do Trabalho


Título

EDUCAÇAO PERMANENTE EM IMUNIZAÇAO: PARCERIA ENTRE UNIVERSIDADE E REDE BASICA DE SAUDE

Introdução

A Educação Permanente é uma estratégia para promover transformações nas práticas dos trabalhadores da área da saúde, com base em reflexões críticas do processo de trabalho e da intersecção entre o aprender e o ensinar no cotidiano dos serviços. O objetivo é descrever elementos da capacitação permanente e qualificação das práticas em imunização de profissionais de saúde. Trata-se de atividade de extensão com parceria entre Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP/USP) e Secretaria de Saúde.

Material e Método

Os participantes foram 21 profissionais de enfermagem, 10 enfermeiros e 11 auxiliares de enfermagem de 11 Unidades de Atenção Primaria de 5 Distritos de Saúde que atuam em salas de vacinação ou supervisionam atividades de imunização na rede pública de saúde do município de Ribeirão Preto-SP. Os encontros foram realizados no Centro de Simulação da EERP e no serviço de saúde, totalizando 16 horas, com exposição dialogada, estudo dirigido, estudo de caso clínico para simulação e discussão em pequenos grupos, laboratório de prática profissional, visita à Central de Imunobiológicos Municipal para elaboração e execução de atividade educativa.

Resultados

Os resultados apontam a relevância de momentos de reflexão e aprendizagem para os profissionais que atuam direta ou indiretamente na imunização, por meio da revisão de suas práticas de trabalho com foco no atendimento ao cliente, visando melhorar a qualidade antes, durante e após a vacinação; realizar atualização abordando as modificações e inovações no calendário vacinal do Programa Nacional de Imunizações; incentivar os profissionais a analisarem o seu processo de trabalho tomando como referencial a Vigilância em Saúde, observando as iniciativas de reorganização do modelo assistencial e fortalecimento do SUS. Os participantes foram estimulados a analisar o atendimento ao cliente nas etapas que envolvem a pré e pós-vacinação (rede/cadeia de frio, acolhimento, cobertura vacinal, requisição e controle de estoque de vacinas, eventos adversos, segurança do paciente, orientações específicas de cada vacina), e discutiram-se também os avanços na área de condições imunopreveníveis, modificações de calendários e implicações diante da diversidade dos usuários.

Discussão e Conclusões

O trabalho do enfermeiro e seu papel na supervisão da equipe de enfermagem foram revisitados, em busca de fortalecer a atuação nas atividades de imunização. A parceria Universidade-Serviço permitiu uma análise coletiva das práticas de imunização, agregando novos conhecimentos e valores.

Palavras Chave

Imunização, ensino de enfermagem, educação permanente.

Área

Imunizações

Instituições

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP e Departamento de Vigilância Epidemiologica da Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil

Autores

Patricia Abrahão-Curvo, Larissa Gerin, Daniela Taysa Rodrigues Pimentel, Mayra Fernanda Oliveira, Maria Antonieta Spinoso Prado, Luzia Márcia Romanholi Passos, Susana Inés Segura-Muñoz, Selma Inês Castaldelli Junqueira, Débora Falleiros Mello