Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XX Jornada Nacional de Imunizações SBIm 2018

XX Jornada Nacional de Imunizações SBIm 2018

Windsor Oceânico Hotel - Rio de Janeiro /RJ | 26 a 29 de Setembro de 2018

Dados do Trabalho


Título

O IMPACTO DA REALIDADE VIRTUAL PARA ALIVIO DA DOR NA APLICAÇÃO DE IMUNOBIOLÓGICOS

Introdução

O uso de imunobiológicos induz a produção de anticorpos que auxiliam na prevenção de moléstias. A maioria dos imunobiológicos são administrados por meio de injeções intramusculares considerada via dolorosa que traz desconforto e medo durante a aplicação, podendo ser traumático, causando problemas futuros como a diminuição da sua procura. A realidade virtual pode servir como instrumento de ajuda e como estratégia de distração para melhorar a eficácia analgésica durante a imunização, sendo os adolescentes frequentemente submetidos à imunização. Este trabalho teve como finalidade a melhoria da assistência de enfermagem ao paciente com dor na aplicação de imunobiológicos, transformando o medo da dor em entretenimento, contribuindo para o bem-estar individual, dos familiares e dos profissionais.

Material e Método

Em uma clínica privada especializada em Alergia e Imunologia, uma amostra de 60 adolescentes, entre 13 a 18 anos, foi utilizada para avaliar a eficácia em uso da realidade virtual. Os adolescentes foram divididos entre dois grupos: controle e tratamento. O grupo tratamento realizou a imunização com um sistema imersivo de realidade virtual enquanto que o grupo controle não utilizou nenhuma metodologia de distração. A avaliação ocorreu através de escala visual numérica de mensuração da dor. A análise estatística para avaliar se houve diminuição da dor com o uso de realidade virtual foi realizada por meio de teste de Shapiro-Wilk para verificar a normalidade dos dados, seguido do teste Mann-Whitney, na plataforma R (software estatístico). O presente trabalho seguiu as diretrizes da Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde, e foi desenvolvido após a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade Meridional - (IMED).

Resultados

Indivíduos que utilizaram o óculos de realidade virtual tiveram valores de avaliação da dor significativamente menores que os indivíduos que não utilizaram. Dentre os fatores externos avaliados, apenas o histórico de imunizações ao ano teve uma correlação significativa com a dor observada. Os resultados sugerem que o uso da realidade virtual durante a imunização pode auxiliar no alívio a dor.

Discussão e Conclusões

Sendo assim destaca-se o uso potencial de ferramentas de tecnologia da realidade virtual não farmacológica para reduzir o medo e a dor em adolescentes submetidos a procedimentos dolorosos ou estressantes. Salientamos sobre a importância de explicar a respeito da imunização com honestidade tanto para o paciente quanto para os familiares.

Palavras Chave

dor, realidade virtual, imunobiológicos, enfermagem.

Área

Imunizações

Instituições

Imunocentro Centro de Imunodiagnóstico e Vacinas LTDA - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Patrícia Serena Wojahn, Eduardo Rech, Michelle Helena Nervo