Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XX Jornada Nacional de Imunizações SBIm 2018

XX Jornada Nacional de Imunizações SBIm 2018

Windsor Oceânico Hotel - Rio de Janeiro /RJ | 26 a 29 de Setembro de 2018

Dados do Trabalho


Título

VACINAÇAO DO ESCOLAR: EDUCAÇAO E SAUDE COMPARTILHANDO RESPONSABILIDADES NA REGIAO LESTE DA CIDADE DE SAO PAULO

Introdução

Apesar do sucesso dos programas de imunização, doenças evitáveis por vacinação continuam sendo uma das principais causas de morbidade e mortalidade entre adolescentes e adultos jovens2. A adesão do adolescente à vacinação vem sendo um desafio em todo mundo, sendo importante tanto para a prevenção de doenças infecciosas nessa população, como para a proteção coletiva3.
O envolvimento de outros segmentos sociais são caminhos a seguir, sendo a saúde-educação o foco de atenção. A aliança entre saúde, educação e comunicação pode ser a chave para manter coberturas satisfatórias. Intervenções realizadas em conjunto com a educação, como a vacinação dentro das escolas, tem mostrado aumento nas coberturas vacinais em diversos países.3,4,5. A vacinação nas escolas mostra bons resultados, mas exige planejamento prévio , envio das carteirinhas dos estudantes e termo de autorização, além do deslocamento das equipes de vacinação.
A espera pela procura de vacinas nas UBS parece não ser eficaz, por outro lado, a ida ao posto de saúde viabiliza a atualização vacinal possibilitando o acesso aos demais serviços oferecidos.
Como alternativa de intervenção para aumento da adesão à vacinação contra HPV e Meningite C foi utilizada a estratégia da Filipeta de vacinação em dia.

Material e Método

A estratégia consistiu no encaminhamento de alunos e pais/responsáveis, matriculados nas escolas de ensino médio e fundamental da região, às salas de vacinas para a atualização da caderneta de vacinação, com retorno da informação para os professores por meio da Filipeta de Vacinação, preenchida pelo profissional da sala de vacinas, certificando que a situação vacinal estava atualizada. A ação ocorreu entre os meses de outubro e novembro de 2017, com alunos de 9 a 14 anos das Escolas inseridas nos sete territórios de saúde da CRSL e cinco Diretorias Regionais de Ensino.

Resultados

Participaram da ação, 219 escolas de ensino médico e fundamental, com 101874 alunos de nove a 14 anos. Retornaram 31507 filipetas o que representa 31% dos alunos matriculados. Foram aplicadas neste período 5905 doses de MCC e 11271 doses de HPV. Em comparação à média mensal do período anterior à campanha de multivacinação, obteve-se um acréscimo de 97,3% de doses de MCC e 96,1% de HPV. As regiões com maior procura foram São Miguel (3552), Itaquera (3181) e São Mateus (3056).

Discussão e Conclusões

O lembrete de vacinação associado a ações educativas com adolescentes, pais, professores e alunos mostrou ser promissor para o aumento da adesão de adolescentes à vacinação.

Palavras Chave

vacinação adolescente; vacinação escola; adesão vacinação

Área

Imunizações

Instituições

Coordenadoria Regional de Saúde Leste SMS/PMSP - São Paulo - Brasil

Autores

MARIA Fátima SOARES, IRIS Viviane Resende Mendes, Tatiana Cruz Vitorio Santos