Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XX Jornada Nacional de Imunizações SBIm 2018

XX Jornada Nacional de Imunizações SBIm 2018

Windsor Oceânico Hotel - Rio de Janeiro /RJ | 26 a 29 de Setembro de 2018

Dados do Trabalho


Título

AVANÇOS E DIFICULDADES NA IMPLANTAÇAO DO SISTEMA DE INFORMAÇAO DO PROGRAMA NACIONAL DE IMUNIZAÇOES NO MUNICIPIO DE MACEIO-AL

Introdução

O Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) foi desenvolvido pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) em parceria com o DATASUS - Departamento de Informática do SUS, com a finalidade de unificar os sistemas utilizados pelo PNI (BRASIL, 2018). O SIPNI está em funcionamento desde 2010, mas foi em 2013 que os municípios e estados que haviam aderido à portaria 2.363/2012, receberam o recurso com previsão de execução em 2013 (BRASIL, 2014). O presente estudo objetivou avaliar os avanços e dificuldades na implantação do SI-PNI no município de Maceió-AL.

Material e Método

Trata-se de um estudo descritivo, transversal e quantitativo, realizado desde implementação do SI-PNI em 2015 até junho de 2018, no município de Maceió-AL. Os dados foram coletados pelo SI-PNI (DATASUS) – Versão: 3.3.2, através das frequências de treinamentos e pelo controle de transmissão; e foram tabulados no Microsoft Office Excel 2016.

Resultados

A implantação do SI-PNI em Maceió-AL iniciou em 2015, alcançando apenas 7,5% das salas de vacinação ativas da época. Em 2016, houve um incremento de 19,5% do número de salas utilizando o SI-PNI. Em 2017, aumentou o número de salas que aderiram ao sistema 46,5%. Neste primeiro semestre de 2018, ocorreu o maior número de treinamentos e adesão ao sistema, alcançando 86,3% salas de vacinação com o SI-PNI implantado; contudo, apenas 60,0% dessas salas já transmitiram seus dados. Maceió tem 80 salas de vacinas ativas, faltando implantar o SI-PNI em 5,0% das unidades de saúde (US), além de 8,8% salas situadas em hospitais, clínicas privadas, maternidades e ambulatório 24 horas.

Discussão e Conclusões

Apesar dos avanços, o PNI ainda encontra dificuldades para a execução do programa. Alguns fatores contribuem para isso, como: resistência dos profissionais na adesão ao sistema, atraso da exportação dos dados, acesso à internet de má qualidade em algumas US, número reduzido de profissionais, as atualizações do SI-PNI desktop. Com a publicação da nota informativa nº 47/2018 pela Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI), informando a desativação do sistema APIWEB em todos os municípios da federação até o dia 01/07/2018, se fez necessário a agilidade da implementação do SI-PNI para melhoria na qualidade dos registros de imunização. A Gerência de Imunização de Maceió vem adotando estratégias para que os profissionais se adaptem ao sistema, através de treinamentos, visitas técnicas e assistência a dúvidas via telefone e e-mail.

Palavras Chave

Programa Nacional de Imunizações; Sistema de Informação do Programa.

Área

Imunizações

Instituições

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE - Alagoas - Brasil

Autores

NADJA NASCIMENTO DOS SANTOS, ALANNA MICHELLA OLIVEIRA DE ALBUQUERQUE, ELI BORGES DE FREITAS, EUNICE RAQUEL AMORIM LESSA DE VASCONCELOS, FLÁVIA MARIA DA SILVA, JANICLEIDE DUARTE VIANNA, JULIANA DANIELLE NASCIMENTO DE VERAS