Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XX Jornada Nacional de Imunizações SBIm 2018

XX Jornada Nacional de Imunizações SBIm 2018

Windsor Oceânico Hotel - Rio de Janeiro /RJ | 26 a 29 de Setembro de 2018

Dados do Trabalho


Título

SAUDE E EDUCAÇAO: AÇOES COLABORATIVAS PARA A PROTEÇAO DAS CRIANÇAS DE CIDADE TIRADENTES, NA CAMPANHA CONTRA A INFLUENZA 2017

Introdução

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. As crianças com idade entre um e cinco anos são as principais fontes de transmissão dos vírus e a mais importante intervenção preventiva em saúde pública para este agravo é a vacinação. O objetivo da ação foi articular a entrega de Filipeta de Vacinação pelas unidades educacionais para os escolares, como forma de lembrete, para o alcance da cobertura vacinal adequada na região.

Material e Método

A ação foi pactuada através de três reuniões com participação da DRE, Diretores das escolas, Gerentes e Enfermeiros das UBSs. Expusemos a problemática e a importância da vacinação para o grupo preconizado. Produzimos e encaminhamos documentos com o objetivo de subsidiar as ações. São eles: A - Comunicado: este documento explica detalhadamente a ação – B -Filipeta a ser entregue aos pais e devolvida para a escola. C- Planilha para registro dos alunos que não devolveram a filipeta (susceptíveis).

Resultados

Após o período estipulado para devolução das filipetas avaliamos a situação e verificamos que a cobertura vacinal para a faixa etária era de 76% no território. A partir disto escolhemos algumas unidades escolares que haviam tido baixa adesão à estratégia e ainda realizamos a vacinação in loco, aliado a estratégia de convocação pelas UBSs com Estratégia de Saúde da Família, através do agente comunitário. Ao término da campanha, fomos o único Distrito Administrativo do município que atingiu a meta de cobertura vacinal nesta faixa etária com 100,3% de vacinados

Discussão e Conclusões

Diante dos dados, acreditamos que a estratégia de utilização da filipeta é de grande valia visto que conseguimos direcionar a atividade de sensibilização para escolas e ao mesmo tempo mantivemos os profissionais alocados nas unidades de saúde, em atividade de vacinação, evitando fila de espera e demora no atendimento. Salientamos que só obtivemos sucesso nesta ação devido ao empenho das unidades escolares na entrega e recolha das filipetas. Para qualquer atividade a ser realizada dentro da unidade educacional, é necessário comprometimento e emprenho dos profissionais que lá estão, em realizar a convocação, solicitação de carteiras de vacinação e na organização geral no dia da vacinação, para que o sucesso das ações planejadas seja alcançado. Como ponto negativo, observamos que a entrega das filipetas na unidade escolar após a vacinação ainda é um desafio a ser superado. Esta é uma importante etapa de avaliação dos resultados que precisamos aprimorar.

Palavras Chave

Cobertura Vacinal, Imunização, Intersetorialidade.

Área

Controle de Infecção e Vigilância Epidemiológica

Instituições

Unidade de Vigilância em Saúde de Cidade Tiradentes - São Paulo - Brasil

Autores

Iris Vivianne Resende Mendes, Andreia dos Santos Paixão, Ana Lucia Souza