ANALISE DE COBERTURA VACINAL COM A VACINA MENINGOCOCIA C NA OITAVA REGIAO DE SAUDE DA PARAIBA-PB
INTRODUÇÃO:A doença meningocócica (DM) é uma infecção aguda causada pela bactéria Neisseria meningites, caracterizada por meningite meningocócica, condição clinica mais frequente, meningococcemia a forma mais grave ou ambas associadas, sendo considerado um importante problema de saúde pública. No Brasil, a doença tem caráter endêmico, ocorrendo de forma esporádica em surtos, onde a maioria dos casos diagnosticados, ocorrem pelo meningococo do sorogrupo C. Em 2010 o Ministério da Saúde incorporou no calendário infantil a vacina meningocócica C conjugada, visando a prevenção de doença invasiva. Manter elevadas coberturas vacinais é fundamental para o sucesso do programa de imunização, um vez que, esse indicador norteia o planejamento para as ações de prevenção. O objetivo do estudo foi verificar a cobertura vacinal com a vacina Meningocócica C conjugada em crianças na Oitava Região de Saúde da Paraíba-PB.
Trata-se de um estudo epidemiológico descritivo de abordagem quantitativa por meio de dados secundários extraídos TABNET acerca de cobertura vacinal com a vacina meningocócica C conjugada na coorte de crianças menores de 1 ano.
Verificando a situação vacinal na Região de Saúde em questão, nos últimos anos, observa-se coberturas inferiores a 95%, no período de 2011 a 2014. Dos dez municípios da base territorial estudada, o município de São Bento-PB apresenta elevadas coberturas em todos os anos desde a implantação da vacina no Sistema Único de Saúde e o município de Brejo dos Santos-PB com menores proporções de vacinados, chegando no ano de 2013 a apenas 25, 56%. Os dados demostram que que ao longo dos anos ocorrem diminuição de crianças vacinadas principalmente em 2017 em 50% dos municípios, representados por Catolé do Rocha-PB (85,42%), Brejo do Cruz-PB (86,39%), Mato Grosso-PB (37,78), Riacho dos cavalos (56,10%) e Bom Sucesso-PB (81,82%).
O estudo mostrou a situação da cobertura vacinal em crianças menores de 1 ano, evidenciando heterogeneidade e baixas coberturas nos municípios da área territorial em questão, para a vacina contra meningite do sorogrupo C ao longo de sua implantação. Esse cenário pode levar ao aumento de doença invasiva na população alvo para a vacinação. Nesse sentido é importante traçar estratégias de vacinação no âmbito da Atenção Básica para a redução de morbimortalidade da doença meningocócica.
Epidemiologia; Doença meningocócica; Cobertura Vacinal
Imunizações
Faculdades Integradas de Patos - Paraíba - Brasil
CLEBSON VERÍSSIMO COSTA PEREIRA, Mannya OLIVEIRA ALVES, ANNE MILANE FORMIGA BEZEERA, PHILIPE OLIVEIRA ALVES, KALYNE MEDEIROS NOBRE ALVES