VALIDAÇAO DO INSTRUMENTO AVALIAÇAO DA MANUTENÇAO DA CADEIA DE FRIO DE CONSERVAÇAO DE VACINAS
A manutenção da cadeia de frio de conservação de vacinas assegura a eficácia das vacinas e, por isso, deve ser monitorada e avaliada. Um instrumento de medição confiável confere segurança em sala de vacina, identificando pontos que devem ser revistos e melhorados para a otimização do processo de trabalho em imunização.
Estudo metodológico realizado em três etapas: revisão integrativa; elaboração do modelo teórico-lógico da manutenção da cadeia de frio de conservação de vacinas; desenvolvimento de questionário estruturado; realização da Técnica Delphi para validação de conteúdo e aparência das questões. Para a validação de conteúdo e de aparência das questões foi realizada a Técnica Delphi. Foram calculados o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) e Razão de Validade de Conteúdo (CVR), considerando-se valores adequados aqueles maiores ou iguais a 75% e 0,4, respectivamente. Na validade de aparência foi observada a clareza e a facilidade da leitura e a adequação das questões.
O questionário constou de 7 questões de estrutura e 23 de processo, subdivididos em três componentes: Transporte/Recebimento (n=3); Armazenamento/manuseio (n=16); Supervisão/Educação permanente (n=4). A validade aparente e de conteúdo foi realizada por 20 juízes, entre doutores, mestres e especialistas na área. O IVC total do instrumento foi de 88,2%. O valor para o IVC foi de 88,2%, com valores iguais a 85,7% na dimensão estrutura e 89% no processo. Os componentes obtiveram valores para o IVC iguais a 88,8%, 89,3% e 89,0%, respectivamente. O CVR do instrumento foi de 0,8, com valores iguais a 0,7 na dimensão estrutura e 0,8 no processo. Quanto à validação de aparência, o questionário foi considerado inteligível.
O estudo fornece um questionário com conteúdo considerado válido para medir o grau de conformidade da manutenção da cadeia de frio de conservação de vacina. Isso poderá contribuir para a organização das ações de monitoramento e avaliação em salas de vacina, como instrumento de supervisão, promovendo a formação da equipe de enfermagem e, consequentemente, a manutenção da conservação de vacinas.
VACINAS, IMUNIZACÃO, CADEIA DE FRIO, REDE DE FRIO, AVALIAÇÃO EM SAÚDE
Imunizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REY - Minas Gerais - Brasil
MAÍLA MARTINS OLIVEIRA, ELIETE ALBANO AZEVEDO GUIMARÃES, VALÉRIA CONCEIÇÃO DE OLIVEIRA, GABRIELA GONÇALVES AMARAL, EMILY CAROLINE CARDOSO BATISTA