Dados do Trabalho


Título

Alta resposta sorológica à vacina anti-HBV em indivíduos com sobrepeso e obesos

Introdução

Ampliar a cobertura vacinal contra hepatite B é meta desejada, controlando o risco do HBV na população. No Brasil, a vacina contra HBV é disponível para todos os indivíduos. O esquema vacinal é de três doses, via intramuscular. A proteção é alcançada com títulos de anticorpos (anti-HBs) ≥ 10mUI/mL e a duração da soroproteção é diretamente relacionada ao titulo inicial. Certas características do hospedeiro podem afetar esses títulos e consequentemente influenciar a duração da imunidade. Entre os fatores do hospedeiro que influenciam negativamente a resposta vacinal estão à idade superior a 40 anos, e o sobrepeso/obesidade. O objetivo deste trabalho foi avaliar o impacto desses fatores na resposta vacinal.

Material e Método

Estudo de coorte prospectiva de indivíduos susceptíveis ao HBV, entre doadores regulares do banco de sangue do HUCFF/UFRJ. Após a assinatura de TCLE indivíduos foram imunizados com o esquema do MS-Brasil (0, 1 e 6 meses, via músculo deltóide). Dados demográficos e antropométricos foram coletados. Nos pacientes com (IMC ≥ 25 kg/m²) foram utilizadas para aplicação das doses agulhas de calibre 30x0,7 (22 G1 ¼”). Controle da resposta sorológica foi feito através de titulação de anti-HBs (ELISA-AxSYMâ-Abbott, EA), realizado no Laboratório de Referência Nacional para Hepatites Virais (LRNHV) do IOC/Fiocruz, e coletado 30 dias após a última dose da vacina.

Resultados

Avaliados 114 indivíduos, entre 20 e 60 anos. 45 (40%) eram homens, 74 (65%) tinham idade ≥ 40 anos e 77 (68%) apresentavam sobrepeso/obesidade (IMC ≥ 25 kg/m²). A soroproteção (anti-HBs ≥ 10mUI/mL) foi observada em 113 dos 114 (99%). A forte resposta vacinal (anti-HBs ≥ 100 mUI/mL) foi observada em 109 (96%). Não foram observadas diferenças de resposta vacinal quando comparamos indivíduos com ou sem presença de sobrepeso/obesidade ou indivíduos de faixas etárias diferentes.

Discussão e Conclusões

O sobrepeso/obesidade é cada vez mais prevalente e pode comprometer as respostas vacinais. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que mais da metade da população brasileira esteja com sobrepeso e aproximadamente 20% da população é obesa. A utilização de agulhas mais longas em todos os indivíduos com IMC acima ≥ 25 kg/m², esperando assim alcançar planos musculares, é a técnica de aplicação adequada e simples que pode fazer a diferença na imunidade dos vacinados, embora às vezes seja desvalorizada ou esquecida na sala de vacina. Nesse estudo a prevalência de soroproteção foi de 99%, não sendo observadas diferenças por grupos de IMC.

Palavras Chave

imunização
HBV
sobrepeso/obesidade

Área

Imunizações

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

DENISE FERREIRA POTSCH POTSCH, LIVIA MELO VILLAR, JULIANA CUSTODIO MIGUEL, CLEBER GENUINO, REGINA BARBOSA MOREIRA, ELISANGELA SILVA, PAULO FEIJO BARROSO