Dados do Trabalho


Título

IMPACTO DA COBERTURA VACINAL DA TRIPLICE VIRAL NA MORBIDADE HOSPITALAR POR SARAMPO: ANALISE DE SERIE TEMPORAL

Introdução

O indicador de cobertura vacinal representa um importante instrumento para a tomada de decisão nas diferentes esferas de gestão, uma vez que somente com coberturas adequadas é possível alcançar o controle ou, manter em condição de eliminação ou erradicação as doenças imunopreveníveis sob vigilância. Nos últimos anos tem-se observado um aumento expressivo dos casos de sarampo, inclusive com a ocorrência de surtos epidêmicos e epidemias em alguns Estados e Regiões do país, com o registro de 10.163 casos no país, o que colocou em risco o título recebido pelas Américas, em 2016, de área livre da doença. Assim sendo, este trabalho tem como objetivo avaliar o impacto da cobertura vacinal da tríplice viral na morbidade hospitalar por sarampo.

Material e Método

Estudo descritivo, com análise de série temporal. O período estudado foi dividido em duas séries temporais, a saber: 1: janeiro de 2013 a dezembro 2015; 2: janeiro de 2016 a dezembro de 2018. Os dados de cobertura vacinal foram obtidos por meio do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações e os dados de morbidade hospitalar por sarampo foram obtidos por meio do Sistema de Informações Hospitalares do SUS. Foi adotado o ponto de corte de no mínimo 95% de cobertura vacinal da tríplice viral como adequado, definido pelo Contrato Organizativo de Ação Pública da Saúde – COAP. Por se tratar de uma pesquisa envolvendo dados secundários de domínio público, não foi necessária a submissão ao Comitê de Ética em Pesquisa.

Resultados

Observou-se ao longo do período estudado um decréscimo da cobertura vacinal nas cinco regiões do país, sendo que o menor valor registrado foi na região norte no ano de 2017 (72,59%). A maior cobertura vacinal encontrou-se na região nordeste no ano de 2014 (106,05%). Na série temporal 1 todas as regiões atingiram a meta de 95% de cobertura vacinal, com exceção da norte. Já na série temporal 2, nenhuma região atingiu a meta, sendo a norte a menor cobertura (75,1%). De maneira inversamente proporcional, observa-se ao longo dos anos um aumento substancial dos casos de internamento hospitalar por sarampo, indo de 214 casos na série temporal 1 para 954 na série temporal 2, destacando-se neste cenário também a região norte.

Discussão e Conclusões

Conclui-se que houve uma tendência de diminuição da cobertura vacinal na série temporal estudada, em especial na região norte do País e isto impactou diretamente nos casos de morbidade hospitalar por sarampo, com o aumento de 22,43% no número de casos.

Palavras Chave

Cobertura vacinal, Vacinas, Sarampo, Enfermagem

Área

Imunizações

Instituições

Universidade Federal do Piauí - Piauí - Brasil

Autores

LUISA HELENA OLIVEIRA LIMA, DÉBORAH FERNANDA CAMPOS SILVA, SIMONE BARROSO CARVALHO, PAULA VALENTINA SOUSA VERA, EDINA ARAÚJO RODRIGUES OLIVEIRA