Dados do Trabalho


Título

Título: Avaliação das salas de vacinação por Coordenadoria Regional de Saúde em Fortaleza/Ceara.

Introdução

As ações de vacinação vêm produzindo cada vez mais impacto no Brasil em decorrência das coberturas vacinais alcançadas ao longo dos 46 anos no Programa Nacional de Imunização (PNI), o que tem repercutido na eliminação de várias doenças imunopreveníveis. Porém, identifica-se a necessidade de aprimoramento do setor através da formação de recursos humanos, qualificação da infraestrutura de rede de frio e avaliação contínua na perspectiva da melhoria da qualidade do serviço. Diante disto, objetivou-se: Avaliar os aspectos gerais, procedimentos técnicos e à rede de frio das salas de vacinação pertencentes às Coordenadorias Regionais de Saúde de Fortaleza/Ceara.

Material e Método

Pesquisa de avaliação com abordagem quantitativa que avaliou as dimensões estrutura e processo referentes aos aspectos gerais, procedimentos técnicos e rede de frio das salas de vacinação das Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) pertencentes as seis Coordenadorias Regionais de Saúde (CORES) de Fortaleza/Ceará. Do total de 93 salas de vacina, a amostra foi composta por 89 salas que atenderam ao critério de inclusão: estar em funcionamento dentro da Unidade de Saúde. O estudo foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Ceará – UFC.

Resultados

Das 89 salas de vacina avaliadas: Aspectos Gerais/Procedimentos Técnicos (Estrutura foi classificada como BOA - 69,7% e Processo como REGULAR - 76,4%); Rede de Frio (Estrutura foi classificada como BOA - 45,0% e Processo como REGULAR - 59,6%). Na avaliação dos aspectos gerais /procedimentos técnicos, a CORES VI destacou-se pelo número de salas classificadas como ideal e boa; enquanto as CORES I e V como regulares e ruins. No componente Rede de Frio, destacaram-se as CORES II (estrutura) e III (processo). Com relação às classificações regular e ruim, CORES III (estrutura) e CORES IV (Processo).

Discussão e Conclusões

Os resultados apresentados indicam a necessidade de atenção, sobretudo, ao Processo (aquelas que são executadas pelos profissionais que atuam no serviço), tais como nas ações para a conservação das vacinas, sua manipulação e administração. É importante que a constatação de falhas forneça subsídios para a implementação de ações corretivas por parte dos executores da vacinação, tais como profissionais, gestores em todas as instâncias e que motivem ações de educação permanente relacionadas à vacinação com vistas ao fortalecimento da prática no país.

Palavras Chave

Avaliação de Serviços de Saúde; Vacinação; Refrigeração.

Área

Imunizações

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - Ceará - Brasil

Autores

MARIA DE FATIMA PEREIRA DE SOUSA GALVÃO, LORENA PINHEIRO BARBOSA, MARIANA CAVALCANTE MARTINS