Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE TRABALHO NAS SALAS DE VACINAÇÃO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO: UM ESTUDO DE INTERVENÇÃO

Introdução

O estudo teve objetivo de avaliar a utilização de tecnologias e ferramentas na capacitação em Imunização, com foco na qualificação padronizada do processo de trabalho nas Salas de Vacinação da Atenção Primário do Município do Rio de Janeiro.

Material e Método

15 oficinas realizadas no período de fevereiro/ março de 2019 com participação de 430 profissionais da Rede de Atenção Primária do Município do Rio de Janeiro. As oficinas utilizaram metodologia ativa para abordar temas sobre Boas Práticas e Padronização da Sala de Vacinação, com aplicação de instrumento contendo 12 questões para avaliação de conteúdo técnico dos participantes, contemplando a realização de pré e pós-teste, ambos aplicados no mesmo dia. Os parâmetros de avaliação do pré e pós-teste foram categorizados a partir do número de acertos: até 25% (até 4 questões), 26%-74% (de 5 até 8 questões) e 75% ou mais (de 9 a 12 questões). Os resultados foram parametrizados como satisfatórios quando houve 75% ou mais de acertos.

Resultados

No pré-teste: 249 participantes (58%) alcançaram de 26% a 74% de acertos, com classificação não satisfatória e 179 participantes (42%) obtiveram 75% de acertos ou mais, com classificação satisfatória. No pós- teste: 107 participantes (25%) alcançaram de 26% a 74% de acertos tendo uma classificação não satisfatória e 322 participantes (75%) obtiveram 75% de acertos ou mais tendo uma classificação satisfatória.

Discussão e Conclusões

No estudo houve incremento de 33% na categoria de 75% acertos ou mais no pós-teste corroborando com o estudo realizado entre profissionais de Enfermagem sobre o conhecimento em reação transfusional, antes e após atividade de educação permanente, no qual foi possível observar uma melhora de 31% no percentual de acertos no pós-teste (NAZÁRIO, et all; 2019). As principais conclusões: Considerando o desempenho dos profissionais no pré e pós-teste, as Oficinas realizadas mostraram resultado positivo, pois na avaliação categorizada aplicada nos 380 pós-testes, demonstrou-se um incremento significativo no conteúdo técnico uma vez que o número de profissionais que acertaram 75% ou mais de questões (entre 9 a 12) passou de 179 para 322 profissionais, após a participação na Oficina, intervenção realizada num único dia, com destaque para a percepção indireta da boa receptividade dos participantes em relação à metodologia aplicada de forma ativa e integrativa.

Palavras Chave

VACINAÇÃO; PADRONIZAÇÃO; BOAS PRÁTICAS

Área

Imunizações

Instituições

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

NADJA GREFFE, MARIA CRISTINA LEMOS, ROBERTA LOBO, LIVIA MOURA, ADELIA MARIA DOS SANTOS, MARCIA PAIXAO, ELEN BORGES, DANIELLA BITTENCOURT