Dados do Trabalho


Título

IMPLEMENTAÇÃO DA SALA DE SITUAÇÃO NA VIGILÂNCIA DE EVENTOS ADVERSOS PÓS-VACINAÇÃO DURANTE A CAMPANHA DE FEBRE AMARELA NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO ANO 2018.

Introdução

Este trabalho visa descrever a experiência da implantação da Sala de Situação do Programa de Imunizações, a partir da realização da campanha de intensificação da Vacina Febre Amarela, com dose fracionada e padrão, num curto prazo recomendado pela Organização Mundial em Saúde, em 2018, no município do Rio de Janeiro. A necessidade de subsidiar as ações de vigilância de evento adverso pós vacinação – EAPV, produziu a definição da sala de situação utilizando variáveis que compõe o sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SIEPAV).

Material e Método

Trata-se de um estudo descritivo utilizando as notificações do SIEAPV durante a campanha. A tabulação e análise dos dados foram feitas por meio do software Microsoft Excel® e dicotamizadas em dose padrão e fracionada. Os dados foram organizados em tabelas e gráficos e analisados por estatística descritiva, com cálculo de frequências absoluta e relativa para identificar o perfil dos EAPV e conduzir ações de vigilância.

Resultados

A estratégia evidenciou a importância da qualidade e fidedignidade nas notificações, permitindo conduzir ações pontuais e individualizadas. Tendo como resultado relevante a identificação, classificação e condução das 302 notificações com 1.467.340 doses aplicadas e relação caso/dose global de 20,6 casos/100.000. Destas notificações evidenciamos 465.474 doses padrão, com 204 EAPV, representando 43,8 %, destes 38 casos foram classificados graves . Em relação à dose fracionada, foram 1.001.866 doses aplicadas com 98 EAPV, sendo 9,7 % com 28 classificados graves. Tal estratégia permitiu medidas oportunas e efetivas em todas as etapas de vigilância dos EAPV de forma coesa.

Discussão e Conclusões

A Sala de Situação foi uma medida assertiva no processo de vigilância dos EAPV nesta campanha, corroborando com Lucena et al (2014), que ressalta o instrumento como orientador de saberes e fazeres com amplo alcance nas deliberações, propondo análises , categorização, ações possíveis e resultados efetivos. A decisão de utilização deste instrumento possibilitou estratégicas que favoreceu a aplicabilidade do cuidado em saúde com equidade. Sendo necessária a mobilização e empenho de todos os envolvidos na execução dos processos de acordo com as respectivas governabilidades

Palavras Chave

Sala de Situação
Vigilância de Evento adverso pós vacinal-EAPV
Importância da qualidade e fidedignidade nas notificações dos EAPV
Oportunidade na ações em Vigilância de EAPV

Área

Imunizações

Instituições

Secretaria Municipal de Saúde - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

NADJA GREFFE, CRISTINA LEMOS, DANIELLA BITTENCOURT, SILVANA NERES, RAFAEL VIDAL, MARIANA PAULINO, MARCELLE NOLASCO, LIVIA MOURA