Dados do Trabalho


Título

PREDITORES DE ACEITAÇAO DA VACINA CONTRA INFLUENZA: TRADUÇAO PARA O PORTUGUES E VALIDAÇAO DE UM QUESTIONARIO.

Introdução

A crescente onda de movimentos antivacina no mundo apontam para a necessidade de aprofundar a compreensão dos determinantes individuais de adesão a essa vacina. Dentre os modelos teóricos de comportamentos, o Modelo de Crenças na Saúde (MCS - ou Health Belief Model, em inglês) é um dos mais utilizados. O objetivo desse trabalho foi selecionar na literatura internacional, um instrumento que aplicasse o MCS para medir o comportamento de adesão à vacina contra influenza em população adulta e adaptar esse instrumento para aplicação no Brasil.

Material e Método

Foram realizadas buscas em cinco bases de dados e o instrumento BVS, foi escolhido com base em várias observações estruturais. O presente estudo foi aprovado pelo CEP da Fiocruz nº 1.807.327 com CAAE n° 56087116.9.0000.5240. A etapa de tradução e retrotradução contou com 7 profissionais, sendo 5 brasileiros e 2 estrangeiros. 43 profissionais de saúde avaliaram a clareza dos itens. Para validação dos construtos do questionário foi realizado um inquérito, após a campanha anual de vacinação contra influenza. O teste qui-quadrado verificou a associação entre as características sociodemográficas e de saúde e a adesão à vacina em 2017 com nível de significância estatística de 5%. A correlação de Pearson foi calculada entre os 45 itens. Na análise fatorial exploratória, considerou-se o construto validado quando pelo menos 3 itens do modelo teórico apresentaram loadings >0,50. Realizada análise estatística alfa de Cronbach e regressão logística para verificar a associação entre as variáveis explicativas e a adesão à vacina em 2017.

Resultados

De forma geral, as traduções foram semelhantes. Na avaliação de clareza, 22,2% dos itens sofreram ajustes. No inquérito de validação, a maioria era mulher (75%), com idade entre 18-50 anos (74,5%), nascida e moradora da região sudeste (64,7% e 70,8%, respectivamente). A cobertura contra influenza foi de 59,5%. Na análise fatorial, permaneceram os constructos; Barreira, Susceptibilidade, Motivação e Estímulo para a ação. No modelo logístico final, a percepção de barreiras apresentou-se como um forte estímulo para não vacinação enquanto o estímulo para a ação atuou aumentando a chance de vacinação.

Discussão e Conclusões


Resultados demonstraram que a sensação de dor e/ou o medo de reação ainda são fortes inibidores da vacinação, porém alguns estímulos como recomendações médicas e meios de comunicação, demonstraram impactos positivos na adesão. O questionário validado está disponível para utilização em outros locais no Brasil.

Palavras Chave

Vacinação, influenza humana, Aceitação pelo Paciente de Cuidados de Saúde, Modelo de Crenças em Saúde (Health Belief Model), questionários.

Área

Imunizações

Instituições

FIOCRUZ - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

CAMILA ROSAS NEVES, CLAUDIA TORRES CODEÇO, PAULA MENDES LUZ, LEANDRO MARTIN TOTARO GARCIA