Dados do Trabalho


Título

IMUNIZAÇAO DE ADOLESCENTES DE UM COLEGIO TECNICO DE UMA CAPITAL DO NORDESTE DO BRASIL: RELATO DE EXPERIENCIA

Introdução

A imunização constitui mecanismo de saúde pública eficaz de prevenção. A educação em saúde constitui estratégia ideal para sensibilização de adolescentes e, tem-se o ambiente escolar como principal meio de acesso para realização destas atividades. Esta pesquisa teve como objetivo relatar as experiências na busca da promoção de saúde por meio de ação educativa e possibilidade de completude vacinal em adolescentes do colégio técnico de uma capital do nordeste brasileiro.

Material e Método

Relato de experiência de ação educativa, parte do projeto de extensão intitulado Promoção da saúde e contexto familiar de adolescentes residentes no Colégio Técnico, aprovado pelo CEP 107557/2016. A população alvo foram todos os alunos da escola, dos cursos técnicos de agropecuária, informática e enfermagem. Semanas antes da ação os alunos foram convidados e orientados sobre a data da atividade e importância do cartão de vacina para avaliação da imunização. Por se tratar de adolescentes, essa metodologia ativa deveu-se de forma atrativa, utilizando bexigas de ar coloridas, contendo curiosidades das principais doenças infectocontagiosas e as respectivas vacinas e doses. Calcularam-se a frequência e prevalência de sexo e vacinas administradas.

Resultados

As vacinas dispostas foram de Difteria e Tétano (DT), Hepatite B e Tríplice Viral (VTV). Do total de 499 alunos convidados, participaram 31 (70,5%) do curso técnico de agropecuária e 13 (29,5%) de informática e nenhum de enfermagem, totalizando 44 alunos, sendo 26 (56,8%) do sexo feminino e 25 (43,2%) masculino. 3 (6,8%) alunos não foram vacinados por não apresentarem documento necessário e 5 (11,4%) já estavam com as vacinas atualizadas. Dos que receberam vacina (81%), 2 (5,6%) receberam o reforço da DT; 22 (61,1%) iniciaram o esquema de imunização contra Hepatite B; 30 (83,3%) iniciaram contra DT e 22 (61,1%) receberam a primeira dose da VTV. A dinâmica de mitos e verdades sobre imunização teve receptividade pelos alunos e, na oportunidade foi realizada orientação sobre o esquema vacinal.

Discussão e Conclusões

Estudos mostram maior preocupação em relação à segurança das vacinas que o reconhecimento de seus benefícios, fato observado dentre muitos alunos. Mesmo com baixa adesão, os resultados mostraram um aumento da cobertura vacinal. Há resistência para o recebimento da vacina, sugerindo a necessidade de maior esclarecimento sobre os benefícios e estratégias considerando a possibilidade de ampliar a cobertura vacinal e impacto na redução de agravos.

Palavras Chave

Imunização, Adolescentes, Educação em Saúde.

Área

Imunizações

Instituições

Universidade Federal do Piauí - UFPI - Piauí - Brasil

Autores

LÁISA REBECCA SOUSA CARVALHO, DANIELLA CARVALHO ARAÚJO, LETÍCIA CAMINHA AGUIAR LOPES, NEWANY SANTOS SÁ, LÍVIA MARIA SILVA TEIXEIRA, MARIA RITA BARBOSA SOUSA, VANESSA MOURA CARVALHO OLIVEIRA, ROSILANE LIMA BRITO MAGALHÃES