Dados do Trabalho


Título

CONHECIMENTO SOBRE CALENDARIOS VACINAIS DO PNI E DA SBIM ENTRE ESTUDANTES DE MEDICINA E ENFERMAGEM DE UMA FACULDADE DO RECIFE: UM ESTUDO TRANSVERSAL.

Introdução

A imunização é medida eficaz na prevenção de doenças. No Brasil, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) recomenda calendários vacinais em varias idades. A Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm) também elabora seus calendários ampliados. Estudos evidenciam que alunos de medicina e enfermagem não apresentam conhecimento adequado sobre vacinação resultando em não valorização desta ação, influenciando nas baixas coberturas vacinais. É necessário investigar o tema e propor medidas.

Material e Método

Estudo de corte transversal que incluiu 96 estudantes dos dois primeiros anos de medicina (78) e enfermagem (16) de uma faculdade de Recife. Foi aplicado questionário com 47 questões relativas aos calendários do PNI e da SBIm. A coleta ocorreu durante um projeto de extensão com o objetivo de atualizar o calendário vacinal dos alunos. Os dados foram armazenada em planilha Excel e verificada frequências de acerto, aceito como adequado um percentual mínimo de 50%. Para cada vacina também foi escolhido a pergunta mais relevante. Foram comparadas as diferenças de média entre alunos de medicina e enfermagem, utilizando teste qui quadrado.

Resultados

Em relação à idade dos alunos a mediana foi 22 anos. A média geral de acertos dos alunos foi apenas 30%. Quanto à avaliação geral 21,9% obtiveram conhecimento considerado satisfatório. Entre os cursos, medicina obteve desempenho satisfatório em apenas 16,7% e enfermagem em 44,4%.Esta diferença foi significativa (p< 0,02) .Das perguntas, o esquema da pólio foi respondido corretamente por 60,4% . Quanto à vacina da hepatite B, 40,6% desconheciam a conduta correta em RN de mães HbeAg +. Com relação a dTpa, 18,8% acertaram a indicação correta da idade gestacional e 40,6% sabiam que profissionais com atividade na neonatologia deveriam receber a vacina. Ao serem questionados sobre vacinas meningo B e ACWY, apenas 27,1% responderam que estas vacinas são indicadas no calendário da SBIm.



Discussão e Conclusões

O conhecimento sobre vacinas entre alunos da graduação de medicina e enfermagem dos dois primeiros anos foi considerado insatisfatório, corroborando com outros estudos e indicando a necessidade de maior inclusão deste conteúdos nos currículos. Salientamos que os alunos são introduzidos precocemente em atividades práticas nas unidades básicas de saúde.Os estudantes de enfermagem apresentaram melhor conhecimento provavelmente devido a inclusão mais precoce no tema durante a sua graduação. Os alunos devem ser disseminadores de informações adequadas sobre vacinas.

Palavras Chave

calendários vacinas;ensino de graduação;conhecimento

Área

Imunizações

Instituições

Faculdade Pernambucana de Saúde - Pernambuco - Brasil

Autores

PEDRO JORGE SERRA FONSECA LIMA , BEATRIZ PRAZERES CAMARA , CESAR ROMERO NASCIMENTO LYRA, LUIZ ABEL ALBUQUERQUE ARRUDA FILHO, MARIANA AFRA CARVALHO PARENTE, EDUARDO JORGE FONSECA LIMA