Dados do Trabalho


Título

CRIANÇA NA ESCOLA, CRIANÇA VACINADA: ESTRATEGIA PARA GARANTIA DE VACINAÇAO COMPLETA EM ESCOLARES

Introdução

A vacinação tem promovido grande impacto no controle das doenças imunopreveniveis, desencadeando mudanças significativas no cenário mundial em relação ao padrão de adoecimento e mortalidade da população. Destarte, práticas que incentivem a adesão das pessoas à vacinação, em diferentes faixas etárias, precisam ser incentivadas e a escola configura-se como espaço potencializador para tais ações. Nesse sentido objetivou-se: realizar uma intervenção junto aos alunos de uma escola pública municipal de Fortaleza/Ceará para que apresentassem comprovação de esquema vacinal completo no ato da matrícula.

Material e Método

A ação realizou-se conjuntamente entre a Unidade de Atenção Primária à Saúde Aída Santos e a Escola Aída Santos, localizadas no Bairro Vicente Pinzon, Fortaleza, Ceará, no período de Novembro de 2018 a Janeiro de 2019. A escola de ensino infantil e fundamental I conta com 658 alunos matriculados em 2019 e alvos da presente ação. Elaborou-se em conjunto (Unidade de Saúde e Escola) um cronograma com cinco etapas incluindo o planejamento da atividade, assim como, um fluxograma com sete passos para a organização da ação dentro da unidade de saúde, no intuito de avaliar a situação vacinal de todos os alunos que se matriculariam para o ano letivo de 2019. O fluxograma contemplou: a avaliação do cartão da criança, a oferta das vacinas necessárias, a atualização do calendário vacinal no prontuário eletrônico e a entrega da declaração para a criança/responsável para ser apresentada à escola no momento da matrícula, como documentação obrigatória.

Resultados

Compareceram para recebimento da declaração de vacinação em dias, 658 crianças distibuídas nas seguintes faixas etárias: 2 anos (4), 3 anos (18), 4 anos (36), 5 anos (41), 6 anos (110), 7 anos (96), 8 anos (105), 9 anos (93), 10 anos (105), 11 anos (23) e 12 anos (27). Dessas, 105 crianças (15,9%) encontravam-se com atraso de pelo menos uma vacina, alcançando um total de 203 vacinas em atraso: MeningoC (22), HPV (22), Antitetânica (33), Varicela (54), Hepatite B (21), Triviral (39), DTP (06) e VOP (06). A realização da ação proporcionou, alem da atualização vacinal no cartão da criança, a atualização no prontuário eletrônico da Unidade de Saúde, um registro permanente e que poderá ser resgatado em caso de perda do cartão físico.

Discussão e Conclusões

A intervenção realizada configurou-se estratégia inovadora na busca da elevação das coberturas vacinais no Bairro Vicente Pinzon e consequentemente no município de Fortaleza/Ceará.

Palavras Chave

Vacinação; Programas de imunização

Área

Imunizações

Instituições

PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA - Ceará - Brasil

Autores

LUCIANA PASSOS ARAGÃO, MARIA DE FÁTIMA PEREIRA DE SOUSA GALVÃO, SILVIA SABRINA DA SILVA COSTA, MARIA CLARICE TAVARES EVANGELISTA, VANESSA SOLDATELLI, RENATA DIAS DE SOUSA CID, SANDRA SOLANGE LEITE CUNHA, ANAMARIA CAVALCANTE E SILVA