Dados do Trabalho


Título

IMUNIZAÇOES DA GESTANTE: CONSTRUÇAO DE UM CURSO AUTOINSTRUCIONAL NA MODALIDADE EDUCAÇAO A DISTANCIA

Introdução

As mulheres-gestantes são consideradas um público especial pois apresentam restrições e vacinas específicas e, por esta razão, existe um calendário vacinal específico para elas. Muitos profissionais não indicam a vacinação durante o período pré-natal. Dessa forma, muitas mulheres-grávidas acabam procurando o serviço de saúde por alguma demanda específica, sem saber de todos os recursos que a US oferece, e o profissional de saúde não explora outras questões além da queixa que a fez procurar o serviço (ESPÍNDOLA; MESENBURG; SILVEIRA, 2014). Estudos descrevem que a maioria das mulheres opta por se vacinar, mas fatores como a compreensão dos benefícios da vacinação e questões socioculturais podem interferir negativamente em sua tomada de decisão (DEMPSEY et al., 2016).

Material e Método

Tratou-se de um estudo metodológico, para a elaboração de um curso autoinstrucional, na modalidade EAD, sobre imunizações da gestante, construído para a UNA-SUS/UFCSPA através do Mestrado Profissional em Enfermagem. A pesquisa metodológica, que segundo Polit e Beck (2015) consiste na investigação dos métodos de obtenção, organização e análise de dados com a construção, foi composta por quatro etapas: pesquisa epidemiológica de série histórica; pesquisa documental; revisão integrativa e produção tecnológica.

Resultados

A partir das etapas elencadas, foi construído um curso autoinstrucional na modalidade EAD para o UNASUS-UFCSPA, com o intuito de disponibilizá-lo para todo o território nacional. De acordo com os assuntos pesquisados, foi pensado em um formato de 3 módulos distintos, com a carga horária total de 20 horas.
Os seguintes temas foram abordados: a) História da vacinação e o PNI; b) Aspectos epidemiológicos das doenças preveníveis por imunização em gestantes; c) Cobertura vacinal; d) Assistência pré-natal; d) Calendário da Gestante e da gestante vivendo com HIV – vacinas, esquemas, registro.
O primeiro passo foi escrever o Plano de Ação Pedagógica (PAP) e na sequência foram elaborados os storyboards, modelando-os de acordo com o que será disponibilizado de forma on-line no site da UNA-SUS.

Discussão e Conclusões

As pesquisas epidemiológica, documental e revisão integrativa embasaram o curso de imunização em gestantes, que reuniu estas recomendações de forma dinâmica, utilizando objetos de aprendizagem criados especialmente para ele.
O presente estudo contribuirá para a melhoria da assistência às mulheres-gestantes, por meio da construção do conhecimento em imunização para a promoção da saúde do binômio mãe-bebê.

Palavras Chave

Imunização, vacinação, gestantes, educação à distância

Área

Imunizações

Instituições

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

BIANCA LEDUR MONTEIRO, DEBORA FERNANDES COELHO, ALISIA HELENA WEIS, CEURA BEATRIZ DE SOUZA CUNHA, RENATA LOBATTO CAPPONI, FERNANDA VAZ DORNELES