Dados do Trabalho


Título

Epidemia de Febre amarela no Estado de Minas Gerais: Estratégias para aumento de cobertura vacinal

Introdução

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, imunoprevenível, de evolução rápida e gravidade variável, com elevada letalidade nas suas formas graves.
A tendência de expansão da área de risco para a febre amarela no Brasil acarretou a adoção de novas estratégias de vigilância, prevenção e controle. E para isso foram realizadas as revisões de definições e dos eixos de vigilância como: casos humanos, epizootias, entomologia, laboratório, imunização e comunicação.
A manutenção de altas e homogêneas coberturas vacinais é uma medida indispensável para o controle da febre amarela.

Material e Método

Trata-se de um estudo descritivo e retrospectivo. O cenário do estudo foi o Estado de Minas Gerais, situado na região Sudeste do Brasil que possui uma extensão territorial de 586.528,293 km2 e 853 municípios, com uma estimativa populacional 19.597.330 habitantes.
O período do estudo compreendeu os anos de 2016 a 2018. Os dados foram obtidos SINAN e SIPNI e documentos elaborados pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais.

Resultados

Nos anos 2016/2017 e 2017/2018 o Estado de Minas Gerais registrou duas epidemias consecutivas que ocorreram em áreas distintas do estado. No ano de 2016 foram notificados 14 casos de febre amarela, 3 casos confirmados e não teve óbito. A cobertura acumulada da vacina no período de 2007 a 2016 foi de 57%. Em 2017 foram notificados 1.583 casos, 492 casos confirmados e 147 óbitos. A cobertura acumulada da vacina no período de 2007 a 2017 foi de 90%. No ano de 2018 foram notificados 1.635 casos, 591 casos confirmados e 191 óbitos. A cobertura acumulada da vacina no período de 2007 a 2018 foi de 93%.

Discussão e Conclusões

As ações e orientações realizadas pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais – SES/MG: ACRV intensificação da vacina contra a febre amarela nos domicílios e peri-domicílios dos casos suspeitos, casa a casa com a verificação do cartão de vacinação estendendo o raio até abranger todo o município; contratação de vacinadores e motoristas para suporte nos municípios das Unidades Regionais de Saúde com maior número de casos registrados;articulação a APS, educação, DISEI, Secretaria Estadual de Administração Prisional para alerta referentes ao controle e enfrentamento da Febre Amarela; disponibilização, imediata e contínua, aos municípios de documentos para controle e enfrentamento:notas técnicas, diretrizes, boletins informativos, protocolos e outros;elaboração de roteiro a intensificação da vacinação nas áreas afetadas e ampliadas para rápida atuação de bloqueio.

Palavras Chave

Febre amarela, vacina, cobertura

Área

Infecções Preveníveis por Imunizações

Instituições

Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais - Minas Gerais - Brasil

Autores

JOSIANNE DIAS GUSMAO