Dados do Trabalho


Título

A IMPORTANCIA DA VACINA PNEUMO 23V EM PACIENTES COM HIV/AIDS CADASTRADOS NO CRIE DE PORTO VELHO/RO

Introdução

A imunização de pessoas que vivem com o vírus HIV é fundamental para a prevenção de infecções oportunistas e para a manutenção da saúde. No entanto, ainda há muitas dúvidas sobre a segurança e eficiência das vacinas para esse grupo. A vacina Pneumocócica 23-valente (polissacarídica) é uma vacina que ajuda a prevenir infecções como pneumonia, meningite, otite média e bacteremia (infecção sanguínea grave), causadas por 23 tipos de bactérias pneumocócicas. O objetivo deste estudo é mostrar o quantitativo de pacientes cadastrados no Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE) de Porto Velho que são beneficiados com a vacina Pneumo23V, tendo em vista a sua importância.

Material e Método

O estudo tem uma abordagem descritiva e quantitativa por ser a melhor forma de atingir o objetivo do estudo. Foi acessado o banco de dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), utilizando-se portanto de dados secundários. O acesso foi realizado da seguinte forma: acesso ao SIPNI; Consulta; Relatório e Vacinados por vacina, após isto, foi selecionada a estratégia (especial), o motivo de indicação, no caso HIV/AIDS e dose inicial e reforço, tendo em vista que a vacina Pneumo23V é aplicada 5 anos após a dose inicial.

Resultados

O levantamento realizado no SIPNI mostrou um total de 501 pacientes com HIV/AIDS cadastrados no centro de referência para imunobiológicos especiais (CRIE) nos anos de 2017 a 2019. Segundo o SINAN, em 2017, foram notificados 232 novos casos de HIV/AIDS em Rondônia. Em 2017, 168 pacientes foram imunizados com a dose inicial da vacina Pneumocócica 23-valente, com idades entre 4 a 74 anos. Em 2018 foram notificados 4 casos em Rondônia e 179 pacientes com idades de 4 a 74 anos foram vacinados com a dose inicial. Em 2019 até junho, foram notificados 180 novos casos de HIV em Rondônia 101 pacientes tomaram a dose inicial da vacina Pneumo23V. Em relação ao reforço da Pneumocócica 23-valente: em 2017, 27 pacientes com idade entre 21 a 76 anos tomaram, em 2018, 12 pacientes com a idade entre 24 a77 tomaram o reforço. Em 2019 14 pacientes com idades entre 21 a 58 anos tomaram o reforço.

Discussão e Conclusões

Foi percebido uma certa discrepância ou viés de casos notificados com a quantidade de pacientes que já foram beneficiados com a vacina Pneumo23V. Logo, são necessários esforços para vacinar esta população vulnerável e evitar possíveis infecções e complicações que podem ser causadas pelo estreptococcus com a finalidade de buscar manter esta população prevenida.

Palavras Chave

Vacina, HIV, CRIE

Área

Imunizações

Instituições

Agência de Vigilância em Saúde - Rondônia - Brasil

Autores

JULIANA SILVA PINHEIRO, BEATRIZ NASCIMENTO AMORAS, PAMELA CRISTINA SOUZA PERES