Dados do Trabalho


Título

UTILIZAÇAO DAS MIDIAS SOCIAIS NA DIVULGAÇAO DE BENEFICIOS E MALEFICIOS SOBRE VACINA E CONHECIMENTO DOS PAIS SOBRE EVENTOS ADVERSOS

Introdução

O desenvolvimento das vacinas foi uma das maiores conquistas em saúde permitindo a erradicação de doenças, além de ter sido responsável, pelo acréscimo de aproximadamente 30 anos na expectativa de vida Apesar das conquistas, o movimento anti-vacinas vem adquirindo proporções cada vez maiores, principalmente devido as ferramentas do mundo digital e a intensidade com que são propagadas as notícias.Outro aspecto relevante é analisar o conhecimento dos pais sobre possíveis eventos adversos das vacinas. Portanto, o objetivo do estudo foi dimensionar como as mídias sociais divulgam as vacinas; a força dos profissionais de saúde na orientação adequada e quais os eventos adversos os pais conhecem.

Material e Método

Estudo de corte transversal em centro de vacinação,de um hospital de referência de uma capital do Nordeste. A amostra foi por conveniência e foi constituída pelo responsável legal de 184 crianças com idade de 7 a 23 meses, no período de março à junho de 2019. Foi aplicado um questionário padronizado. O projeto foi submetido e aprovado ao comitê de ética. O banco de dados foi digitado e armazenado em uma planilha excel e a seguir verificado as frequências de distribuição.

Resultados

Entre os responsáveis legais, 179 (97,3%) acreditam que as vacinas são seguras, entretanto, 49 (20,6%) não tinham recebido esta informação do profissional de saúde. Em relação as rede sociais, 86 (46,7%) já tinham ouvido sobre malefício das vacinas, especialmente em Facebook 64 (38,8%),seguido de 27 (14,7%) pelo WhatsApp. Destacamos ainda que 102 (55,4%) nunca tinha visto postagem sobre benefício das vacinas divulgado em Facebook.Apenas 3 famílias(1,6%) tinha visto malefícios em twitter Youtube.
Em relação ao conhecimento de eventos adversos, febre e dor local foram identificados como possibilidade por 173 (94%) dos genitores e apenas 4 (2,2%) acreditam que as vacinas podem levar a autismo.

Discussão e Conclusões

É preocupante a menor cobertura vacinal nos últimos 3 anos e entre as causas o uso inadequado das redes sociais com divulgação de falsas noticias pode contribuir no movimento anti-vacinismo. Apesar do Brasil não apresentar uma intensidade neste movimento,verificamos uma exposição de "malefícios" nas redes sociais.Os possíveis eventos adversos leves são identificado pelos pais. Existe um espectro de concordância na população sobre vacinas variando entre aqueles que são totalmente imunizados até o extremo dos não vacinados. Os profissionais de saúde devem ser agentes de divulgação adequada .

Palavras Chave

vacina, anti-vacinismo;midias sociais;eventos adversos

Área

Imunizações

Instituições

IMIP - Pernambuco - Brasil

Autores

EDUARDO JORGE FONSECA LIMA, PEDRO JORGE SERRA DA FONSECA LIMA, PEDRO HENRIQUE ALVES DE ANDRADE, LUCAS MIRANDA CASTRO