Dados do Trabalho


Título

ESTRATEGIAS PARA OTIMIZAR O ACESSO A VACINA PNEUMOCOCICA POLISSACARIDICA 23-VALENTE JUNTO A POPULAÇAO DE ADULTOS COM INDICAÇAO CLINICA NO SUS

Introdução

A pneumonia pneumocócica é um dos principais problemas de saúde no mundo e a vacina polissacarídica 23-valent (Pn23) se mostra eficaz em preveni-la. De acordo com o Programa Nacional Imunização (PNI) a vacinação é gratuita para pacientes com certas condições clínicas e sua liberação e envio é controlada pelos Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIES), o que pode configurar um limitador do acesso a vacina para a população. O Objetivo deste estudo foi avaliar a efetividade de uma intervenção multifatorial sobre a frequência de dispensação da Pn23 para a população de adultos com indicações clínicas definidas pelo PNI no município de Jahu, interior de São Paulo.

Material e Método

A intervenção principal implantou as vacinas Pn23 nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) disponibilizando-as para vacinação dos indivíduos como as demais vacinas do calendário básico de imunização, adicionalmente também foram realizadas atividades de educação dos profissionais de saúde e divulgação da vacina como um direito dos usuários. Foram comparados os registros de envio da vacina Pn23 para o município de Jahu (município de intervenção) e para outros 69 municípios (grupo controle), abastecidos pelo CRIE locado no município de Botucatu mediante ao preenchimento da ficha de Solicitação de Imunobiológicos Especiais (SIBE), 12 meses antes e após a intervenção.

Resultados

Anteriormente a intervenção, Jahu aplicou 107 doses de Pn23 por 100.000 habitantes, enquanto que o total de 69 municípios controle aplicaram 141 doses por 100.000 adultos (Diferença de Incidência [DI] de -34 doses por 100.000). Após à intervenção estas proporções passaram para 909 por 100.000 em Jahu e 110 por 100.000 nos demais municípios (DI: 799 doses por 100.000). A DI de aplicação da Pn23 entre o município da intervenção e os demais municípios controle no período pós intervenção ajustada pela DI existente no período pré-intervenção correspondeu a 833 doses por 100.0000 habitantes.

Discussão e Conclusões

Os resultados apresentados representam evidência de que uma intervenção multifatorial simples envolvendo a descentralização da logística de dispensação da vacina, informação de profissionais de saúde e divulgação para a população podem aumentar significativamente a frequência de dispensação da Pn23 entre a população adulta. Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos: RBR-7ymz2q .

Palavras Chave

Pneumonia pneumocócica; vacina pneumocócica polissacarídica 23-valente; vacinação de adultos.

Área

Infecções Preveníveis por Imunizações

Instituições

FMB - UNESP - São Paulo - Brasil

Autores

JOÃO PAULO MARTINS, EDISON IGLESIAS DE OLIVEIRA VIDAL, IVANA REGINA GONÇALVES