Dados do Trabalho


Título

ANALISE DAS REAÇOES ADVERSAS GRAVES COM A VACINA PENTAVALENTE NO PERIODO DE 2013 -2018 DA CIDADE DE MACEIO - ALAGOAS

Introdução

A utilização de vacinas está entre os maiores avanços observados na área da saúde, tendo notória relevância na erradicação ou controle de diversas doenças infectocontagiosas, porém são frequentemente relacionadas a questionamentos e críticas sobre efeitos adversos (APS et al., 2018). A vacina Pentavalente foi implantada pelo Ministério da Saúde em 2012 e previne as doenças difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e meningites causadas pelo Haemophilus influenzae tipo b, podendo provocar vários Eventos Adversos Pós-Vacinação (EAPV), geralmente entre as primeiras 48-72 horas após sua aplicação, sendo o componente pertússis o principal responsável por essas reações (BRASIL, 2012; BRASIL, 2014). O trabalho objetiva analisar o número de eventos adversos graves associados à vacina pentavalente entre 2013 e 2018 na cidade de Maceió - AL.

Material e Método

Estudo quantitativo, descritivo, transversal, documental, retrospectivo de abordagem quantitativa, realizado através da análise dos formulários de notificação de EAPV relacionados à vacina pentavalente no período de 2013-2018. Os dados foram organizados em tabelas e gráficos com uso do Microsoft Excel 2010. A pesquisa utilizou dados secundários, sem necessidade de aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa.

Resultados

Entre 2013-2018 foram notificados 585 casos de EAPVs, sendo que 228 (38,97%) foram associados a vacina Pentavalente; desses casos, 124 (54,38%) foram classificados como graves, por ocorrência, em sua maioria, de hipotonia (n=71, 57,26%), convulsão (n=34, 27,42%), além de outras eventos menos frequentes (n=19, 15,32%), com a conduta de contraindicação com substituição de esquema. Outras condutas frente aos casos foram: esquema mantido (n=64), esquema mantido com precaução (n=38), não relacionada à vacina (n=1), contraindicação sem substituição de esquema (n=1).

Discussão e Conclusões

Apesar da conduta mais prevalente ter sido a contraindicação com substituição de esquema e o evento mais frequente, o episódio hipotônico-hiporesponsivo (EHH), esses casos representam apenas 0,33% das 68.305 doses de pentavalente administradas no período avaliado. Em estudo de caso publicado em 2017, foi relatado que o EHH é um evento autolimitado, sem sequelas a longo prazo e tem como fatores contribuintes o sistema imunológico das crianças e a vacina (VELASCO et al, 2017). Destaca-se a importância da vigilância e investigação dos EAPV para o aperfeiçoamento do serviço e minimizar a ocorrência destes, bem como a orientação dos usuários quanto à conduta frente aos mesmos.

Palavras Chave

Evento Adverso. Vacinação. Vigilância Epidemiológica. Hipotonia.

Área

Controle de Infecção e Vigilância Epidemiológica

Instituições

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MACEIÓ - Alagoas - Brasil

Autores

JULLIANA DANIELLE NASCIMENTO DE VERAS, EUNICE RAQUEL AMORIM LESSA DE VASCONCELOS, ALANNA MICHELLA OLIVEIRA DE ALBUQUERQUE, ELI BORGES DE FREITAS SILVA, JANICLEIDE DUARTE VIANNA