Dados do Trabalho


Título

ATUALIZAÇAO EM IMUNIZAÇAO: PARCERIA ENTRE UNIVERSIDADE, REDE BASICA DE SAUDE E SOCIEDADE BRASILEIRA DE IMUNIZAÇOES

Introdução

Na análise do contexto social, legal e de direitos fundamentais no processo de imunizar, identifica-se a necessidade de abordagem integral do ser humano e de mecanismos de enfrentamento de movimentos antivacinistas com argumentos fundamentados cientificamente. Tais elementos coadunaram com a proposição de um curso de difusão em imunização, liderado pelo Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP), com a participação do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto (SMS/RP), Grupo de Vigilância Epidemiológica da Regional Ribeirão Preto - GVE XXIV e da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).

Material e Método

Realizou-se em junho de 2019, o curso de extensão universitária com a temática “Atualização em Imunização” nos laboratórios do Centro de Simulação da EERP/USP. Foram desenvolvidas oficinas práticas em três estações temáticas: “Rede de frio: manutenção da qualidade e eficácia do imunobiológico”; “Técnicas de aplicação de imunobiológicos”; “Simulação de erros em imunização”. As atividades permearam a aplicação de metodologias ativas para promover a análise reflexiva das ações de vacinação e de novas evidências. Participaram 120 profissionais de saúde, entre enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, atuantes e/ou supervisores de atividades de imunização na rede pública de saúde de 26 municípios que compõem o GVE XXIV de Ribeirão Preto-São Paulo.

Resultados

Como resultados, promoveu-se maior aproximação e envolvimento de profissionais enfermeiros com suas equipes de vacinação, fortalecendo seu papel e atribuições na supervisão dos procedimentos de vacinação na rede pública de saúde. Há que se destacar a relevância de momentos de reflexão e aprendizagem para os profissionais por meio da revisão de suas práticas, visando a qualificação da assistência prestada aos indivíduos e coletividades; a atualização vacinal, tendo como diretriz o calendário do Programa Nacional de Imunização e as reflexões acerca do processo de trabalho pautado na Vigilância em Saúde e na reorganização do modelo assistencial para o fortalecimento do SUS.

Discussão e Conclusões

A parceria Universidade-Serviço permitiu uma análise coletiva das práticas de imunização, agregando novos conhecimentos e valores. O curso foi bem avaliado pelos participantes, com perspectivas para ser expandido.

Palavras Chave

Imunização, educação continuada, enfermagem

Área

Imunizações

Instituições

Escoal de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

PATRICIA ABRAHÃO CURVO, LARISSA GERIN, MAYRA FERNANDA OLIVEIRA, ELISABETE PAGANINI, MAYRA MARTHO MOURA OLIVEIRA, EVELIN PLACIDO SANTOS, MARCELA BASILIO, DEBORA FALLEIROS MELLO