Dados do Trabalho


Título

DESCRIÇAO DA EXPERIENCIA DE VACINAÇAO NAS ESCOLAS, MINAS GERAIS, 2018.

Introdução

As vacinas são eficazes ferramentas no controle das doenças imunopreveníveis e na redução da morbimortalidade. No Brasil, o Programa Nacional de Imunizações - PNI configura-se como uma estratégia para promover a vacinação de rotina para toda a população, com destaque para a prevenção de doenças evitáveis em crianças e adolescentes.
Em 2017 a Portaria Interministerial Nº 1.055, fortaleceu esta ação por meio da redefinição de regras e critérios para adesão ao Programa Saúde na Escola - PSE de forma a reafirmar a importância de verificação e atualização da situação vacinal no âmbito escolar.

Material e Método

Através de uma ação conjunta, a Secretaria de Estado de Saúde e a Secretaria de Estado de Educação fomentaram a atualização da situação vacinal em todas as escolas públicas e privadas, afim de contribuir para o alcance e adesão das crianças e adolescentes na faixa etária de 09 a 14 anos, professores e demais componentes da comunidade escolar.
Elaborou-se documentos com a finalidade de orientar a estratégia de vacinação nas escolas: Ofício conjunto entre as secretarias de saúde e educação; Carta aos pais e Nota técnica conjunta entre a Subsecretária de Vigilância e Proteção à Saúde e a Subsecretaria de Políticas e Ações de Saúde contendo o termo de recusa e formulário para descrição da experiência.

Resultados

Foram realizadas 802 visitas às escolas no ano de 2018 e 1.234 escolas (municipais/estaduais) avaliadas. Houve aplicação de 6.087 doses nas crianças de 7-9 anos, 16.021 doses nos adolescentes de 10-14 anos e 2.851 doses nos professores. Entretanto deparou-se com 4.210 recusas de vacinação nas crianças e 163 nos adolescentes.
Obteve-se retorno apenas de 125 municípios (15%) devido a diversos fatores: não obrigatoriedade da ação, falta de incentivo financeiro específico para a ação, troca/falta de pessoal nos municípios, recusa de algumas escolas, dificuldade de deslocamento das equipes de vacinação e ausência de registro da estratégia pelas equipes de vacinação.

Discussão e Conclusões

Com base no que foi apresentado verifica-se a importância de buscar parcerias para o alcance da população e consequente melhoria das coberturas vacinais, principalmente, nos adolescentes. A ferramenta utilizada foi de grande relevância, mesmo não tendo alcançado todos os municípios e demonstra a necessidade de persistirmos na recomendação da vacinação nas escolas afim de alcançarmos os 853 municípios.

Palavras Chave

Vacinação, Programa Saúde na Escola e Vigilância

Área

Imunizações

Instituições

Secretaria de Estado de Saúde - Minas Gerais - Brasil

Autores

ALINE MENDES VIMIEIRO