Dados do Trabalho


Título

EVENTOS ADVERSOS POS-VACINAÇAO POR VACINAS VIRAIS NO ESTADO DO CEARA, BRASIL

Introdução

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) foi criado no Brasil em 1973, com o objetivo de coordenar as ações de imunização em todo o território nacional; controlar, eliminar, e ou erradicar as doenças imunopreveníveis mediante ações sistemáticas de vacinação da população. Um aspecto que deve ser observado sobre imunização é a ocorrência de Eventos Adversos Pós-Vacinação (EAPV). Esses eventos são, na maioria das vezes, leves, mas devem ser notificados e investigados. Além disso, alguns deles são esperados, devido à própria composição da vacina. Portanto, este estudo objetivou analisar os eventos adversos pós-vacinação ocasionados por vacinas virais, no Estado do Ceará, no período de 2000 a 2012.

Material e Método

Tratou-se de um Inquérito Epidemiológico, retrospectivo, de natureza quantitativa. Os dados foram coletados através das fichas de notificação dos eventos adversos pós-vacinação, através do Sistema de Informação de Eventos Adversos Pós-Vacinação (SI-EAPV), de dezembro de 2013 a junho de 2014. Foram analisadas 4.979 fichas de notificação de EAPV, registradas no período de 2000 a 2012. Destas, foram registrados 4.544 EAPV em 2.784 indivíduos. Os dados foram compilados no software Excel (2007), e analisados estatisticamente com apoio do pacote estatístico StatisticalPackage for Social Science for Windows (SPSS) versão 16.0 (2007) for Windows®, no qual os dadosforam organizados através de gráficos e tabelas. A pesquisa foi realizada após aprovação do comitê de ética.

Resultados

Houve predominância de EAPV em crianças menores de um ano de idade (80,4%). Quanto ao sexo, os eventos adversos foram mais notificados em indivíduos do sexo masculino (52,8%). As vacinas virais mais reatogênicas foram a vacina oral de rotavírus humano e a vacina contra influenza

Discussão e Conclusões

Os profissionais que trabalham com vacinação devem ser continuamente treinados, capacitados, pois as informações mudam continuamente, e cada vez mais são implantadas vacinas novas no calendário básico de vacinação. Por tudo isso, é importante que os profissionais de saúde tenham informações sobre os eventos adversos esperados de cada vacina e transmitam à população de forma efetiva a importância sobre os riscos e benefícios da vacinação, pois a baixa tolerância da população aos EAPV podem resultar em queda da cobertura vacinal e ao reaparecimento das doenças imunopreveníveis.

Palavras Chave

Imunização; Eventos Adversos; Vacinação; Vacinas Virais

Área

Imunizações

Instituições

Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - Ceará - Brasil

Autores

ANA DEBORA ASSIS MOURA, EMILIA SOARES CHAVES ROUBERTE, FRANCISCA ELISÂNGELA TEIXEIRA LIMA, CRISTIANNE SOARES CHAVES, GULDEMAR GOMES LIMA