Dados do Trabalho


Título

ASPECTOS EPIDEMIOLOGICOS DE IMUNIZAÇAO AO TETANO EM VITIMAS DE ACIDENTES E VIOLENCIAS

Introdução

A imunização ao tétano através da vacinação é um método terapêutico destinado a conferir um estado de resistência ao organismo, sendo administrada à população infantil em 3 doses, com reforços a cada 10 anos. Desse modo, é notória a relevância de estudos epidemiológicos acerca da relação entre as vítimas de acidentes e violências imunizadas e a incidência de tétano, possibilitando a realização de ações e políticas públicas mais direcionadas ao público alvo. Com isso, esse trabalho teve como objetivo analisar os dados epidemiológicos de vítimas de violências e acidentes atendidas em hospital de referência e que necessitaram de imunização contra o tétano acidental.

Material e Método

Estudo epidemiológico e descritivo, desenvolvido em um hospital de referência em saúde, situado na cidade de Fortaleza - Ceará. A população foi composta pelos pacientes admitidos em decorrência de acidentes ou violências imunizados contra o tétano acidental no ano de 2018, pela equipe do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NUHEPI), tendo como amostras 4.042 pacientes. Os dados foram coletados a partir da ficha de investigação epidemiológica. O estudo respeitou os preceitos éticos de acordo com a Resolução 466/12 que rege pesquisa com seres humanos.

Resultados

Dos 4042 pacientes em estudo, a maioria é do sexo masculino (3157 – 78,1%), sendo predominante para o sexo masculino a faixa etária entre 15 a 49 anos (2.262 – 71,65%). No sexo feminino, a maioria também está enquadrada dentro da faixa etária de 15 a 49 anos (502 - 56,72%). Em relação a dose administrada da vacina, foi indicada a dose de reforço como a mais utilizada, tanto para o sexo masculino (3.102 - 98,26%), quanto para o sexo feminino (865 - 97,74%).

Discussão e Conclusões

Diante dos resultados, observa-se o perfil epidemiológico dos pacientes, com predominância de vítimas do sexo masculino entre 15 e 49 anos, assim como as doses de reforço da vacina contra o tétano, que possuem maior relação com a prevenção de tal doença entre as vítimas de acidentes e violências. Desse modo, é fundamental a realização de políticas públicas que estimulem campanhas de vacinação visando garantir a continuidade da imunização contra o tétano durante a fase adulta e, assim, prevenir a ocorrência do tétano entre os indivíduos mais susceptíveis de acordo com o perfil epidemiológico.

Palavras Chave

Imunização, Tétano, Perfil epidemiológico

Área

Imunizações

Instituições

Universidade Federal do Ceará - Ceará - Brasil

Autores

TAINAH HOLANDA SANTOS, DENISE MAIA ALVES DA SILVA , LEONARDO VASCONCELOS ABREU, GIOVANA MARINA LUCENA DE SOUSA, GUILHERME PINHO MORORÓ, ANA LUÍZA TORQUATO DE AQUINO