Dados do Trabalho


Título

Avaliação da situação vacinal dos estudantes de medicina do quinto ano da Universidade Metropolitana de Santos, durante estágio na Infectologia

Introdução

Apesar dos benefícios amplamente comprovados das vacinas, há crescente resistência da população à imunização, o que vêm alertando a comunidade médica. Médicos e estudantes de medicina possuem papel fundamental na prevenção de doenças e pelo alto risco de exposição, devem manter suas vacinas atualizada. Há escassez na literatura sobre vacinação em alunos de medicina, realizamos estudo transversal de avaliação vacinal de alunos na graduação médica.

Material e Método

Os dados compreendem período de 01/02/2016 a 31/12/2017 dos alunos de medicina do quinto ano da Universidade Metropolitana de Santos no internato na disciplina de infectologia no Hospital Santa Casa de Santos.
No estágio a preceptora explicava o projeto de pesquisa, os que concordaram em participar do estudo assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido e forneceram cópia da carteira vacinal, avaliada e orientadas as atualizações necessárias.
O projeto foi cadastrado na plataforma Brasil, submetido ao comitê de ética da Universidade Metropolitana de Santos.

Resultados

Dos 126 alunos participantes, 8 foram excluídos por não preencherem os critérios de inclusão. A média de idade foi de 30.6 anos, 30.58% homens e 69.42% mulheres.
Das vacinas da rede pública do Programa Nacional de Imunizações (PNI) observou-se: 83,05% com 3 doses da hepatite B, 79,26% pelo menos duas doses da tríplice viral (SCR), 40,67% até1 reforço de dTpa-R, 45,76% pelo menos 1 dose de Febre Amarela e 5,93% vacinaram contra gripe no ano anterior.
Das vacinas da rede privada: 44,07% tinham 1 ou mais doses da meningite C, 41,53% pelo menos 1 dose da hepatite A, 31.36% pelo menos 1 dose de Varicela, 23.73% 1 dose de Meningite ACWY, 18,64% com 3 doses contra HPV e 7,62% com 2 doses de Meningite B.

Discussão e Conclusões

Embora a população do estudo tivesse maior orientação quanto a importância vacinal, dos 118 avaliados encontramos baixa cobertura vacinal tanto para vacinas do PNI(40.67%) e mais baixa ainda (5.93%) para vacinas da rede privada, mesmo nessa população com maior exposição a materiais biológicos. A atualização vacinal dos estudantes de medicina é importante para imunoprevenção de futuros profissionais de saúde e a avaliação do professor de infectologia pode contribuir para orientação e incentivo para atualização vacinal dos estudantes.

Palavras Chave

vacinação estudante medicina
carteira vacinal graduação medicina
vacinação infectologia

Área

Imunizações

Instituições

Universidade Metropolitana de Santos - São Paulo - Brasil

Autores

GIOVANA GABRIELA KOPTIAN, CAIO RODRIGUES MAGRINI, FELIPE PICCARONE G RIBEIRO, GELVANA F BARRETO REIS