Dados do Trabalho
Título
ALUNOS DE MEDICINA E A PROMOÇAO DA “CONFIANÇA NAS VACINAS”.
Introdução
Médicos são agentes importantes na promoção da importância e segurança das vacinas além de atuar com informações que combatem a recusa vacinal. A adequada formação de estudantes de medicina é instrumento fundamental para a confiança nas vacinas. O objetivo deste estudo foi avaliar o conhecimento sobre vacinas e recusa vacinal entre os alunos de medicina de uma Universidade privada em São Paulo.
Material e Método
Estudo prospectivo multicêntrico, em que alunos responderam um questionário sobre vacinas, sua aceitação e calendário vacinal, no período de setembro a outubro de 2018. Estudo aprovado pelo Comitê de Ética Institucional e participantes assinaram TCLE.
Resultados
Participaram do estudo 53 alunos; a maior parte deles (66%) cursavam do 6o ao 11o semestre. 51/53 (96,2%) alunos tem carteira de vacinação e a última vacina recebida foi a de Influenza (64,2%), mas 52,8% não receberam vacina contra HPV e outras vacinas indicadas. Referiram ter discutido vacinas durante o curso 43 dos 53 alunos (81,1%) e essas oportunidades ocorreram principalmente na disciplina de pediatria (43,2%); 66% dos estudantes consideraram que adquiriram conhecimento suficiente sobre o tema. Apesar dessa afirmação, 9/53 (17%) dos alunos desconhecem o calendário de vacinas e apenas 34% sabem que o programa nacional de vacinas disponibiliza gratuitamente vacinas para proteção contra mais de 8 doenças no primeiro ano de vida. 36/53 (68%) dos estudantes sentem-se incapazes de discutir aspectos epidemiológicos de algumas doenças imunopreveníveis. Quanto à recusa vacinal, 29 alunos (54,7%) vivenciaram situações em que pacientes recusaram a se vacinar ou aplicar vacinas em seus filhos e consideram como causas dessa recusa: o medo de eventos adversos e o desconhecimento sobre a gravidade das doenças.
Discussão e Conclusões
A recusa e/ou hesitação vacinal aumentam e as taxas de cobertura vacinal estão caindo no país. Apesar do tema ser discutido no curso médico e a maioria dos alunos se considerar adequadamente informados, as dúvidas e insegurança persistem. Alunos ainda tem conhecimentos insuficientes sobre calendário vacinal e epidemiologia de doenças preveníveis por vacinas, além de estarem incompletamente vacinados. Melhorar o conhecimento e confiança nas vacinas deve ser uma meta a ser alcançada no ensino médico.
Palavras Chave
Vacinas, Confiança nas vacinas, Recusa vacinal, Ensino médico
Área
Imunizações
Instituições
Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro e EPM/UNIFESP - São Paulo - Brasil
Autores
SILVIA REGINA MARQUES, LAURA MAROSTICA, LARISSA TEIXEIRA RODRIGUES, THAISA FERNANDES FABRIL, JOSÉ RICARDO BERTAGNON, HELENA L G CRISTOVÃO, REGINA CÉLIA MENEZES SUCCI