Dados do Trabalho


Título

O QUE OS PAIS CONHECEM SOBRE AS VACINAS?

Introdução

: A cobertura vacinal vem caindo no Brasil e no mundo. Esclarecer as causas é medida urgente e importante pata tentar encontrar soluções para o problema. O objetivo deste estudo foi avaliar o conhecimento sobre vacinas e estimar a taxa de recusa vacinal e seus fatores determinantes, entre pais atendidos em serviço acadêmico em São Paulo.

Material e Método

estudo prospectivo multicêntrico (seis centros) aprovado pelo Comitê de Ética Institucional, em que pais responderam questionário sobre as vacinas e o calendário vacinal, após assinar TCLE. Os questionários foram aplicados de setembro a outubro de 2018 durante atendimento no ambulatório de pediatria.

Resultados

Foram aplicados 105 questionários para os pais (97,1% sexo feminino), com a média de idade de 30,4 anos, com um a cinco filhos/família. Questionados sobre a vacinação de seus filhos, 39/105 pais (37,1%) referiram já ter atrasado a aplicação de vacinas em seus filhos e 8/105 (7,6%) já deixou de aplicar pelo menos uma vacina recomendada por médico. Apesar de 101(96,2%) acreditarem no esquema de vacina recomendado por seu médico, 84(80%) tem dúvidas quanto à segurança das vacinas e 77/105 (73,3%) se preocupam com a possibilidade de eventos adversos graves após vacinação. Referente as informações que recebem sobre vacinas 77,7% dos pais referiram recebê-las do pessoal da área da saúde (68,7% deles médicos) e 19,3% dos meios de comunicação. Quinze pais (14,3%) referiram que não se sentem totalmente seguros com as informações recebidas e 25/1052 (39,8%) referiram não discutir ou discutir apenas algumas vezes suas dúvidas sobre vacinas. Perguntados, os pais referiram confiar muito no seu médico (74,3%) e menos nas autoridades de saúde que disponibilizam as vacinas (49,5%).

Discussão e Conclusões

Apesar da taxa de recusa vacinal ser baixa (7,6%), há várias questões sobre o conhecimento e segurança das vacinas que devem ser esclarecidos com a finalidade de aumentar a confiança de vacinas entre pais.

Palavras Chave

Vacinas, Recusa vacinal, pais

Área

Imunizações

Instituições

Faculdade xe medicina da Universidade de Santo Amaro e EPM/UNIFESPe - São Paulo - Brasil

Autores

SILVIA REGINA MARQUES, LAURA MAROSTICA, LARISSA T RODRIGUES, THAÍSA F FABRI, JOSÉ R BERTAGNON, HELENA L G CRISTOVÃO, REGINA C M SUCCI