Dados do Trabalho


Título

O ENTENDIMENTO DE PAIS E RESPONSAVEIS SOBRE A VACINAÇAO CONTRA O HPV

Introdução

O Papillomavírus humano é dos vírus causadores de infecções sexualmente transmissíveis mais prevalentes no mundo e sua presença está relacionada ao câncer de colo de útero. No Brasil, foi incluída, desde 2014, a vacina contra o HPV no Programa Nacional de Imunizações para crianças e adolescentes e concomitantemente surgiu na sociedade a preocupação sobre a ação, eficácia e eventos adversos. O objetivo deste estudo foi identificar os fatores que contribuem para a construção do entendimento de pais e responsáveis sobre a vacina contra o HPV.

Material e Método

Trata-se de uma pesquisa do tipo qualitativa descritiva realizada com nove pais e responsáveis por crianças em idade vacinal contra o HPV matriculadas em uma escola municipal de Curitiba-Pr. Os dados foram coletados no ambiente escolar por meio de uma entrevista semi estruturada áudio gravada. A amostra foi definida devido ao esgotamento os discursos, em seguida as entrevistas foram transcritas de forma fidedigna às informações relatadas na ordem realizada. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Positivo, sob CAAE 91636618.9.0000.0093 e parecer número 2.757.644

Resultados

A partir das entrevistas ficou evidente que a construção do conhecimento acerca da vacinação nesta população tem muitas influências, a maioria aponta os meios tecnológicos, outros citaram a influências de pessoas próximas e profissionais da saúde e educação. Os termos mais usados pelos pais e responsáveis, foram: prevenir, proteção e evitar, em que notou-se que os mesmos entendem a importância da vacinação, porém demonstram serem influenciados pelas informações que recebem no cotidiano de vida, que elucidou as sub temáticas: as influências tecnológicas, as influências culturais/sociais e as influências educacionais.

Discussão e Conclusões

Muitos pais e responsáveis entendem a vacinação como fator de proteção às doenças e o meio em que essas famílias vivem influenciou diretamente sobre a decisão a respeito da vacinação. Percebe-se ainda que os meios tecnológicos também promoveram grande influência e de acordo com Gonçalves (2016) o constante avanço das tecnologias, sobretudo, aquelas direcionadas para a informação e comunicação têm influenciado também a cultura e as práticas culturais na sociedade. Ressalta-se a importância da continuidade de pesquisas com essas características nas diversas camadas sociais visando a criação de estratégias que promovam o alcance dos grandes objetivos do Programa Nacional de Imunização.

Palavras Chave

Vacinas contra Papillomavírus;
Papillomavírus humano;
criança;
enfermagem.

Área

Imunizações

Instituições

Universidade Positivo - Paraná - Brasil

Autores

GIOVANNA BATISTA LEITE VELOSO, JULIA ALVES GRIGOLETTO, MIRELLA WILLE HEYMOSWKI, KATIA RENATA ANTUNES KOCHLA, LUCIANE FAVERO BASEGIO, MARIA ELISA BRUM DO NASCIMENTO, ANDRÉA DAMBROSKI SILVA